Descrição
O turista é o indivíduo que viaja por prazer, movido principalmente pela curiosidade de conhecer outras paisagens: outros lugares, outros indivíduos, outras culturas. As imagens capturadas em suas viagens, trazidas na sua bagagem, são a prova, tanto de seu deslocamento pelo mundo, quanto da conscientização de que ele pertence a uma outra paisagem, a uma outra cultura.
O turista transcendental é aquele que, ao viajar para um lugar, traz junto a memória de um outro lugar. Ao documentar uma paisagem exótica ele agrega, de forma alegórica, dados pertinentes a outros povos e lugares, como se construísse uma ponte delicada ligando várias culturas, levando-nos a pensar em experiências muito além do mundo material.
Dessa maneira, na série Turista transcendental, documentações em vídeo, como a do deserto de sal da Bolívia ou da subida das pirâmides de Teotihuacán no México, são ‘atravessadas’ por elementos da filosofia do yoga.
Numa travessia mais temporal do que espacial e geográfica, Vera cruz é a documentação (im)possível da descoberta do Brasil pelos portugueses. É como se o espectador desse episódio tivesse registrado algo além do relato textual, aquele conhecido como a carta que Pero Vaz de Caminha escreveu ao rei de Portugal; o que há de surpreendente e transcendente é o registro, em película, de algo que o tempo não conseguiu apagar completamente.