Descrição
A exposição, com um conjunto de obras provindas do Museu Nacional de Belas Artes/IBRAM/MinC, do Rio de Janeiro, irá discutir um dos temas mais sedutores da arte brasileira no século XIX. A Paisagem - por três importantes artistas do período: Manuel de Araújo Porto Alegre, Victor Meirelles e Agostinho da Motta.
Através das obras expostas o público poderá conhecer trabalhos raríssimos da produção dos oitocentos no Brasil.
A partir de Araújo Porto Alegre, então Diretor da Academia Imperial das Belas Artes, Vitor e Agostinho, pensionistas do Império um diálogo é estabelecido.
Com obras do acervo do Museu Nacional de Belas Artes/IBRAM/MinC, a exposição irá revelar um dos capítulos formadores do ensino na Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro, e o desenvolvimento para a brasileira.
É mais uma parceria institucional Museu Victor Meirelles e Museu Nacional de Belas Artes que cumprem o papel social e político de compartilhar, divulgar e tornar acessível à comunidade um importante segmento do patrimônio artístico e museológico, bem como fomentar e reacender o interesse do público pela história da arte brasileira do século XIX.