Descrição
Nesta mostra, Letícia reúne no Museu Victor Meirelles registros de gestos espalhados por Florianópolis, desdobrando e ampliando as relações do espaço expositivo com a cidade. No Museu, um mapa da cidade indica os locais e datas em que ocorrem as ações da artista, sinalizando a dispersão dos gestos no espaço e, ao mesmo tempo, os reunindo em uma folha de papel.
As fotografias desenhos do mar, expostas no Museu, são registros do delicado gesto de esticar linhas prateadas na areia da praia e o trabalho Oração – intenção à Tarkoviski, registra em vídeo a ação de acender velas apagadas pelo vento em igrejas de Florianópolis. Letícia apresenta também coleção de nuvens, um álbum de figurinhas com uma coleção de fotografias de nuvens.
Os trabalhos de Letícia se constituem entre os gestos e os registros, potencializando aquilo que desaparece ou escapa, seja através da impotência do próprio registro diante da experiência, seja da própria natureza dos gestos, como o desenho que a onda faz, desfaz e refaz, a chama que se apaga e a coleção das formas imprecisas das nuvens.
“Os gestos encerrados no enquadramento fotográfico ou videográfico são reunidos no museu, mas se encontram, como possibilidades em aberto, no mapa da cidade. O museu seria o foco, a oposição da dispersão.”