Descrição
Na próxima quarta-feira, dia 19 de setembro, às 19h, o Museu Victor Meirelles promove a abertura da exposição O mestre e seu discípulo: Tommaso Minardi e Victor Meirelles, que reúne desenhos de Victor Meirelles e de seu mestre italiano. É a primeira vez que obras de Tommaso Minardi serão expostas em Santa Catarina, serão três de Victor Meirelles pertencentes ao Museu Victor Meirelles e quinze de Minardi pertencentes a um colecionador particular.
Tal mostra irá permitir que se perceba as influências e afinidades herdadas por Victor Meirelles de seu mestre italiano em sua fase de aprendizado em pensionato da Itália, de 1852-56. Tommaso Minardi nasceu em Faenza, em 1787, e morreu em Roma, em 1871. Como figura importante do Purismo italiano, Minardi prezava pela recuperação da simplicidade estilística e pelo puro sentimento da natureza. A técnica evidencia-se como ponto essencial da sua obra. Foi professor de desenho de 1821 a 1858, na Academia de São Lucas, em Roma, onde Victor Meirelles foi seu aluno.
Tommaso Minardi (Faenza, 1787 – Roma, 1871) estudou arte, especialmente desenho em Faenza. Mudou-se em 1803 para prosseguir seus estudos artísticos em Roma graças a uma bolsa de 5 anos recebida pela Companhia de São Gregório. Em 1810 venceu um concurso instituído pela Academia de Belas Artes de Bologna garantindo assim uma pensão por três anos em Roma, onde trabalhará até o fim de sua vida relacionando-se com a vida artística e política da cidade. De 1819 a 1822 foi diretor da Academia de Belas Artes da Perugia e de 1821 a 1958 foi professor de desenho da Academia de São Lucas em Roma. Com o tempo Minardi vai fortalecendo sua imagem até tornar-se artista oficial do governo papal.