Descrição
O Museu Victor Meirelles abre na próxima segunda-feira, dia 18 de agosto, às 17 horas, a exposição O Fascínio da Itália: Victor Meirelles, Zeferino da Costa e Henrique Bernadelli - Acervos em Conexões, com obras pertencentes ao acervo do Museu Nacional de Belas Artes.
A data celebra também o nascimento de Victor Meirelles, em 1832, na então cidade do Desterro, de onde o artista saiu ainda moço para iniciar seus estudos na Academia Imperial de Belas Artes, na cidade do Rio de Janeiro.
A exposição O Fascínio da Itália possibilita ao público de Santa Catarina apreciar um segmento importante das coleções do Museu Nacional de Belas Artes, pois revela um pouco do exercício plástico contido nos desenhos acadêmicos realizados pelos artistas Victor Meirelles, de 1853 a 1857, Zeferino da Costa, de 1869 a 1877, e Henrique Bernardelli, de 1884 a 1891, em seus períodos de formação e aprendizado durante o seus pensionatos na Itália.
As obras expostas representam os estudos de formação, conhecidos como estudos de artista e estudos de academia, que denotam os métodos de aprendizagem utilizados nos séculos XIX e XX. São desenhos preparatórios da anatomia masculina e feminina e suas figuras, de trajes, de tipos populares enfim, com a intenção principal de treinamento prático e também de aprimoramento da técnica para as complexas pinturas e futuras composições.