-
Múltiplos
- Voltar
Metadados
Nome da exposição
Múltiplos
Descrição
A exposição “Múltiplos” apresenta os desdobramentos do conceito de “múltiplos” na arte moderna e contemporânea, buscando incentivar a prática social do colecionismo. A abertura ocorrerá no dia 16 de dezembro, às 19h, na sala de exposições temporárias do Museu Victor Meirelles. A realização propõe-se conjunta entre a Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles, o Museu Victor Meirelles e o Jornal Notícias do Dia.
A partir do momento em que a “aura” da originalidade não mais atua como pressuposto legitimador do que é ou não é um trabalho artístico – as impressões das primeiras gravuras, ainda no século XVI podem ser consideradas o alvorecer desse processo cujos lances decisivos foram jogados com a invenção da fotografia no XIX, os moldes de Rodin e, mais radicalmente, os ready-mades de Duchamp –, as artes visuais produziram uma série infinita de possibilidades. Não mais restritos ao desenho, à pintura e à escultura, os artistas se utilizaram do suporte fílmico, fotográfico, gráfico, sonoro; de cartazes, adesivos, lambe-lambes; do objeto.
A exposição está organizada em dois módulos. O primeiro, “Múltiplos em coleções” apresenta uma reunião de múltiplos que se encontram em coleções públicas, como a do próprio Museu Victor Meirelles e, principalmente, particulares. Este módulo expõe trabalhos que são registros de performance, intervenções urbanas, objetos, fotografias, vídeos, gravuras e livros de artistas
O segundo módulo chama-se “Ao correr da máquina” e está diretamente relacionado à publicação dos trabalhos especialmente produzidos para as páginas do Jornal Notícias do Dia. Serão cinco artistas convidados(as): Alexandre Sequeira, Fran Fávero, Franzoi, Leticia Cardoso e Raquel Stolf. As obras destes artistas existirão a partir desse espaço gráfico da página do jornal. Tanto a matriz quanto a página do jornal estarão expostos na sala de exposições do Museu Victor Meirelles.
A prática do colecionismo, na contemporaneidade, está associada à idéia de múltiplo. Para se constituir uma coleção de arte não necessariamente é necessário reunir uma grande quantia de recursos. Diversos múltiplos são vendidos com preços acessíveis, bastando o olhar, a pesquisa e a intenção de compra por parte do(a) colecionador(a). Todos os múltiplos da sessão “Ao correr da máquina” estarão a venda e os recursos serão revertidos, por parte da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles, para ações do Museu Victor Meirelles, incluindo a aquisição de acervo.
Data de abertura
16 de dezembro de 2015
Data de fechamento
20 de fevereiro de 2016