Descrição
O Museu Victor Meirelles apresenta nesta exposição 25 obras doadas pela viúva de Glauco Rodrigues, Norma de Estellita Pessôa. São serigrafias, litografias e uma linóleogravura produzidas entre 1970 e 1993 que representam um breve recorte da obra do artista e revelam o tom da sua iconografia num mix de narrativas possíveis.
Glauco Rodrigues (Bagé, RS, 1929 - Rio de Janeiro, RJ, 2004) foi pintor, desenhista, gravador, ilustrador e cenógrafo. Participou do Grupo de Gravura de Bagé inicialmente composto por Glênio Bianchetti, Carlos Scliar e Danúbio Gonçalves. Para além do sentido político e simbólico do trabalho em gravura, dado seu caráter de multiplicidade ou multiplicação da imagem, o Grupo de Bagé buscou redescobrir um pouco do que seria a realidade brasileira, sobretudo no interior do sul do país.
A partir da década de 60, já residindo no Rio de Janeiro, o artista mergulha na Pop Art e produz um vasto acervo de gravuras cuja temática versa sobre a identidade nacional, o brasilianismo, o tropicalismo, e a antropofagia, trazendo à tona aspectos da cultura nacional permeados pela ironia e crítica social somada às cores do “país do carnaval”.