Descrição
“Tem como objetivo expor novos procedimentos na leitura de uma obra plástica através do estudo do processo de criação dos artistas enfocados. O primeiro artista plástico escolhido foi o mineiro Amilcar de Castro (Paraisópolis, MG-1920), tendo como coordenadores de tal pesquisa, os artistas plásticos e professores de arte, Fernando Augusto dos Santos Neto - Prof. da Universidade Estadual de Londrina e Regina Melim - Profª. da Universidade do Estado de Santa Catarina.
O Projeto visa, também, em contribuir para o resgate de nossa história, no qual a Arte Brasileira tem um papel de suma importância; para a superação de uma deficiência em nossa cultura onde as expressões artísticas foram muitas vezes recalcadas, seja no fato de subestimar a importância da visualidade como componente cultural, assim como pela concepção arcaica de muitas vezes reduzir nossa expressões em meras produções de gerações.
O projeto consiste de coleta de dados e informações do artista através de entrevista gravada em seu atelier, assim como, registro fotográfico de sua obra, culminando com a exposição de desenhos, gravuras e maquetes de esculturas para que o público possa conhecer seu processo de criação”.