-
Acervo MVM em perspectiva
- Voltar
Metadados
Nome da exposição
Acervo MVM em perspectiva
Descrição
Inaugurado em 15 de novembro de 1952, o Museu Victor Meirelles (MVM) comemora seus 65 anos de existência com a abertura da exposição “Acervo MVM em perspectiva”. A presente mostra tem por finalidade difundir e ampliar o acesso público ao acervo artístico e patrimonial do Museu, constituído pelas coleções “Victor Meirelles” - formada por 86 (oitenta e seis) obras, entre pinturas e desenhos, produzidas por Victor Meirelles e outros artistas a ele relacionados, a exemplo de Tommaso Minardi, seu professor na Itália, Léon Cogniet, seu professor na Academia de Belas Artes em Paris e de seis artistas que foram alunos de Meirelles, e a coleção “XX e XXI” – composta por obras de artistas modernos e contemporâneos, perfazendo até o presente um total de 122 (cento, vinte e duas) obras de arte inventariadas no Museu Victor Meirelles.
Em processo permanente de formação, o acervo do Museu Victor Meirelles foi constituído a partir da cessão e transferência de obras do artista Victor Meirelles de Lima (1832 -1903), oriundas da coleção do Museu Nacional de Belas Artes, bem como de doações de instituições e colecionadores particulares, aquisições e generosas doações feitas, a partir de 1994, por artistas selecionados pelo edital de exposições temporárias do Museu Victor Meirelles.
O conjunto de obras que se apresenta nesta exposição é um recorte de um panorama singular temporal da produção artística acadêmica, moderna e contemporânea presente no acervo. As obras escolhidas representam a multiplicidade da linguagem das artes visuais, colocando lado a lado, obras de um dos maiores artistas brasileiros do século XIX, o pintor Victor Meirelles, e de artistas modernos e contemporâneos, reunindo pinturas, desenhos, gravuras, fotografias, objetos, vídeo-arte e outros suportes.
Com isso, o MVM reafirma o seu compromisso social e político de compartilhar, divulgar e disponibilizar este acervo artístico e cultural, como forma de incentivar e fortalecer o interesse do público pela história da arte e pelo patrimônio, bem como de permitir a apropriação, a preservação e o conhecimento dessas coleções.
Dessa forma, somos profundamente gratos a todos que tornaram possível a formação desse acervo e a sua atual exposição, que mostra não só os trabalhos do nosso patrono, mas também a evolução destas coleções que integram obras de outros artistas ao acervo do Museu Victor Meirelles.
Data de abertura
16 de novembro de 2017
Data de fechamento
9 de fevereiro de 2018