-
Paulo Renato Gaiad
- Voltar
Metadados
Miniatura
Nome
Paulo Renato Gaiad
Outros nomes
Biografia
Paulo Gaiad nasceu em Piracicaba, SP em 1953. Viveu e trabalhou em Florianópolis, SC desde 1981. Em 1972 inicia o curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Brasília. Em 74 ganha bolsa de estudos para a Universidade de Oslo, Noruega. Ao voltar trabalha como colaborador junto ao arquiteto Vilanova Artigas, em São Paulo. Em 89 ganha o prêmio Cubo de Prata por equipe, da Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires. Em 1990 recebe prêmio do 47º Salão Paranaense e em 94, bolsa de multiplicadores culturais do Instituto Goethe, viaja para a Alemanha onde faz sua primeira individual fora do país. Retorna à Alemanha para desenvolver duas séries de trabalhos. Nessa época sua obra já está totalmente referenciada pelas questões da memória, onde textos autorais e observações da vivência roteirizam e se tornam base para o desenvolvimento das grandes séries de trabalhos que passam a surgir. Em 96 é editado o vídeo “Paulo Gaiad, matéria da consciência” pela Universidade do Estado de Santa Catarina e anexado ao acervo da Fundação Iochpe.
1997, prêmio Cultura Viva: 98, prêmio VI Salão Vitor Meirelles: 2001 participa do vídeo O museu e a escola, MASC/Fundação Vitae e em 2002 editado o CDrom, “Paulo Gaiad, projeto artistas visuais catarinenses” Universidade Federal de Santa Catarina.
2004, prêmio de viagem à Paris.
Artista multimídia transita entre a pintura, o desenho, a fotografia, o objeto, a instalação, o vídeo e a literatura. Ao trabalhar as questões da memória, das relações pessoais, do tempo e da suposta loucura, procura encontrar o que há de si nos outros, resgatando histórias, questionando e tecendo novas possibilidades de vida e da arte.
Data de nascimento
02/24/1953
Cidade de nascimento
Estado de nascimento
Pais de nascimento
Data do falecimento
10/14/2016
Cidade de falecimento
Estado de falecimento
País de falecimento
Bibliografia
Do autor:
Sobre “Relato de uma viagem não realizada” 1993-1994 – Paulo Gaiad. Memórias de viagens – Paulo Gaiad, 1999. Relato de uma viagem não realizada. Paulo Gaiad, outubro de 1993.
Sobre o autor:
ROSANGELA MIRANDA CHEREM. Sensibilidades biográficas e percepções temporais na obra de Paulo Gaiad.
CLEDIANE LOURENÇO. Paulo Gaiad – um viajante sentimental.
FIFO LIMA. Paulo Gaiad. Editora Tempo Editorial, 2010.
As cicatrizes de Paulo Gaiad – Katia Canton Auto-retratos, Paulo Gaiad – João Evangelista de Andrade Filho Imagem-Movimento memória e esquecimento na obra de Paulo Gaiad – Luciane Ruschel Nascimento Garcez Janelas Imaginárias – Ricardo Ribenboim Páginas de uma vida – João Otávio Neves Filho Receptáculos úteros geradores de cristais de tempo – Miriam Chnaiderman Retratos da lembrança – Nilza Procopiak Sobre o que fala “Divina Comédia” de Paulo Gaiad – Tadeu Chiarelli Sobre os “Auto-retratos” de Paulo Gaiad – Renato Tapado
Acervo no MVM
- Obras de Paulo Renato Gaiad
- Ver todas