Biografia
Pintor autodidata. Trabalhou como desenhista em empresa de tipografia e urbanismo e na madeireira Santo Amaro, junto ao Porto de Florianópolis. Surgem daí os temas dos bares e da turma da madrugada. Em 1948, seu então professor de português na Academia de Comércio de Santa Catarina, Aníbal Nunes Pires, o convida para ilustrar o conto “Flores” e a capa do livro “Terra Fraca”. Para Salim Miguel, ilustra o conto “Noturno”, e assim, torna-se ilustrador da Revista Sul, passando a contribuir com o movimento literário e artístico conhecido por “Grupo Sul”, na década de 40 a 50.
Toda a evolução plástica de Hassis aborda seus registros de infância, situações do cotidiano, as marinhas, os temas sociais e sempre o folclore ilhéu, os lugares e personagens da terra catarinense, onde vive desde os dois anos de idade, e também onde tornou-se marco importante no contexto de nossa arte.
Conforme escreveu Harry Laus em 1987: “Hassis continua atento e produtivo como em 1957. A diferença é que, hoje, não escandaliza mais ninguém porque a cidade aprendeu com ele muitas lições e agradece, com alegria, mais este atestado de amor a arte”