-
Heloísa Espada Rodrigues Lima
- Voltar
Metadados
Miniatura
Nome
Heloísa Espada Rodrigues Lima
Outros nomes
Biografia
Possui graduação em Educação Artística (1997) pela Universidade do Estado de Santa Catarina; Mestrado (2006) e Doutorado (2011) em Artes, na linha de pesquisa História, Teoria e Crítica da Arte, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Em agosto de 2016, concluiu pesquisa de pós-doutorado junto ao Programa de Pós-graduação em Estética e História da Arte do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. Atua nas áreas de pesquisa, crítica e curadoria em história da arte. Seus principais assuntos de interesse são a presença da fotografia na arte moderna e contemporânea, arte concreta, arte moderna e arte do pós-guerra no Brasil. É membro do Grupo de Estudos do Centro de Pesquisa Arte & Fotografia da ECA/USP. Desde 2008, é curadora de artes visuais do Instituto Moreira Salles.
Data de nascimento
12 de fevereiro
Cidade de nascimento
Estado de nascimento
Pais de nascimento
Bibliografia
Artigos completos publicados em periódicos
1.ESPADA, HELOISA. Mário Pedrosa et l?abstraction géométrique au Brésil : pour un 'constructivisme' non dogmatique. Critiques d'Art: revue critique et bibliographique, v. 1, p. 36-51, 2016.
2.ESPADA, HELOISA. Fotografia, arquitetura, arte e propaganda: a Brasília de Marcel Gautherot em revistas, feiras e exposições. Anais do Museu Paulista (Impresso), v. 22, p. 81-105, 2014.
3.ESPADA, Heloisa. Monumento e sombra na Brasília de Marcel Gautherot. Novos Estudos CEBRAP (Impresso), v. 1, p. 145-166, 2012.
4.ESPADA, Heloisa. Panamericanismo e straight photography como impulsos da fotografia moderna paulistana. Boletim (USP. Grupo de Estudos do Centro de Pesquisas em Arte & Fotografia do Departamento de Artes Plásticas), v. 1, p. 48-57, 2006.
Livros publicados/organizados ou edições
1.ESPADA, Heloisa. Monumentalidade e sombra: o centro cívico de Brasília por Marcel Gautherot. 1. ed. São Paulo: Annablume, 2016. v. 1. 174p .
2.ESPADA, Heloisa. Anri Sala: o momento presente. 1. ed. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2016. v. 1. 176p .
3.ESPADA, Heloisa. Richard Serra: escritos e entrevistas 1967-2013. 1. ed. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2014. v. 1. 362p .
4.ESPADA, Heloisa. Geraldo de Barros e a fotografia. 1. ed. São Paulo: Instituto Moreira Salles; Edições Sesc São Paulo, 2014. v. 1. 300p .
5.ESPADA, Heloisa. Hércules Barsotti. 1. ed. São Paulo: Folha de São Paulo; Instituto Itaú Cultural, 2013. v. 1. 93p .
6.ESPADA, Heloisa; NAVES, Rodrigo (Org.) . Raphael e Emygdio: dois modernos no Engenho de Dentro. 1. ed. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2012. v. 1. 205p .
7.ESPADA, Heloisa. As Construções de Brasília. 1. ed. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2010. v. 1. 240p .
8.ESPADA, Heloisa. Na Cauda do Boitatá: estudo do processo de criação dos desenhos de Franklin Cascaes. 2. ed. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 1997. v. 1. 90p .
Capítulos de livros publicados
1.ESPADA, HELOISA. A memória como matéria-prima. In: Heloisa Espada. (Org.). Anri Sala: o momento presente. 1ed.São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2016, v. 1, p. 6-29.
2.ESPADA, Heloisa. Geraldo de Barros - Introduction. In: Aperture. (Org.). The São Paulo Issue. 1ed.Nova York: Aperture, 2014, v. 215, p. 67-67.
3.ESPADA, Heloisa. Fotoformas: luz e artifício. In: Heloisa Espada. (Org.). Geraldo de Barros e a fotografia. 1ed.São Paulo: Instituto Moreira Salles; Edições Sesc São Paulo, 2014, v. 1, p. 12-35.
4.ESPADA, Heloisa. Geraldo de Barros no Foto Cine Clube Bandeirante. In: Heloisa Espada. (Org.). Geraldo de Barros e a fotografia. 1ed.São Paulo: Instituto Moreira Salles; Edições Sesc São Paulo, 2014, v. 1, p. 36-51.
5.ESPADA, Heloisa. Monumento e sombra na Brasília de Marcel Gautherot. In: Mariano Klautau Filho. (Org.). Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia: memórias da imagem. 1ed.Belém: Diário do Pará, 2012, v. 1, p. 90-105.
6.ESPADA, Heloisa. Arphael, Raephael, Rapheld, Raphaeldo, Raphael: a integridade da linha. In: ESPADA, Heloisa; NAVES, Rodrigo. (Org.). Raphael e Emygdio: dois modernos no Engenho de Dentro. 1ed.São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2012, v. 1, p. 15-29.
7.ESPADA, Heloisa. Cidade-bandeira. In: Heloisa Espada. (Org.). As Construções de Brasília. 1ed.São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2010, v. 1, p. 7-29.
8.ESPADA, Heloisa. Olhar direto: uma introdução à obra de Paul Strand. In: Instituto Moreira Salles. (Org.). Paul Strand: Olhar Direto. 1ed.São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2009, v. 1, p. 7-11.
9.ESPADA, Heloisa. Desenho feito com a mão esquerda por um destro. Obras comentadas da Coleção do Museu de Arte Moderna de São Paulo. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2007, v. 1, p. 88-89.
Textos em jornais de notícias/revistas
1.ESPADA, HELOISA. A materialidade da fotografia: resenha do livro-catálogo ?Coleção Masp FCCB?. Revista Zum, São Paulo, 02 jun. 2016.
2.ESPADA, Heloisa. Mulheres na Pinacoteca. Folha de São Paulo, São Paulo, 02 ago. 2015.
3.ESPADA, Heloisa. Nova Luz. ZUM - Revista de Fotografia, São Paulo, p. 121 - 121, 20 abr. 2012.
4.ESPADA, Heloisa. Pintura em suspensão. Serrote, São Paulo, p. 133 - 136, 01 mar. 2009.
5.ESPADA, Heloisa. Pintor da vida caipira. Bravo!, São Paulo, p. 43 - 43, 01 fev. 2007.
6.ESPADA, Heloisa. A invenção do Brasil. Bravo!, São Paulo, p. 103 - 103, 01 dez. 2006.
7.ESPADA, Heloisa. Pieter Hugo e a fotografia que nos olha. Canal Contemporâneo, São Paulo, p. 1 - 1, 23 nov. 2006.
8.ESPADA, Heloisa. Arte Virgem na década do Concretismo. Número 8, São Paulo, p. 4 - 5, 21 nov. 2006.
9.ESPADA, Heloisa. 8 ou 80?. Bravo!, São Paulo, p. 83 - 83, 01 nov. 2006.
10.ESPADA, Heloisa. Por que ver Geraldo de Barros. Bravo!, São Paulo, p. 64 - 64, 01 jan. 2006.
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.ESPADA, Heloisa. O repertório moderno na representação de Brasília pelo fotógrafo Marcel Gautherot. In: V Seminário Arte, Cultura e Fotografia: espaços e correspondências, 2012, São Paulo. Boletim (USP. Grupo de Estudos do Centro de Pesquisas em Arte & Fotografia do Departamento de Artes Plásticas). São Paulo: Grupo de Estudos Arte Fotografia da ECA/USP, 2010. v. 1. p. 41-46.
2.ESPADA, Heloisa. "brasil constrói brasília", por Mary Vieira, 1959. In: XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2010, Rio de Janeiro. Anais do XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Rio de Janeiro: CBHA, 2010. v. 1. p. 690-695.
3.ESPADA, Heloisa. Fotografias de Marcel Gautherot sobre a construção de Brasília na revista Módulo. In: V Encontro de História da Arte: "20 anos de história da arte na UNICAMP: caminhos percorridos e a percorrer", 2009, Campinas. V Encontro de História da Arte - 20 anos de História da Arte na UNICAMP. Campinas: Programa de Pós-Graduação do Departamento de História, UNICAMP, 2009. v. 1. p. 184-188.
4.ESPADA, Heloisa. Fotoformas de Geraldo de Barros: entre a abstração e a arte concreta. In: II Seminário Arte, Cultura e Fotografia, 2007, São Paulo. Boletim 3 - Grupo de Estudos Arte&Fotografia. São Paulo: Centro de Pesquisa Arte & Fotografia da ECA/USP, 2007. v. 1. p. 111-119.
5.ESPADA, Heloisa. O debate em torno a Primeira Exposição Nacional de Arte Concreta. In: 4th Annual Conference of the Project, 2007, Buenos Aires. ICAA Documents Project Working Papers. Houston: International Center for the Arts of the Americas, 2007. v. 1. p. 4-9.
6.ESPADA, Heloisa. Panamericanismo e straight photography como impulsos da fotografia moderna paulistana. In: III Simpósio Nacional de História Cultural - Mundos da imagem: do texto ao visual, 2006, Florianópolis. Anais do III Simpósio Nacional de História Cultural - Mundos da imagem: do texto ao visual. Florianópolis: GT História Cultural (núcleo Santa Catarina), ANPUH-SC, Clicdata Multimídia, 2006.
7.ESPADA, Heloisa. O auto-retrato fotográfico na obra de Geraldo de Barros. In: XXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2005, Belo Horizonte. Anais do XXIV Colóquio CBHA. Belo Horizonte: Editora Com Arte, 2004.
8.ESPADA, Heloisa. Geraldo de Barros e o Foto Cine Clube Bandeirante. In: Seminário Crítica da Crítica, 2005, São Paulo. Anais do Seminário Crítica da Crítica organizado pela Associação Brasileira de Críticos de Arte. São Paulo: Associação Brasileira de Críticos de Arte, 2005.
Resumos publicados em anais de congressos
1.ESPADA, Heloisa. Na Cauda do Boitatá: estudo do processo de criação dos desenhos de Franklin Cascaes. In: VI Seminário de Iniciação Científica de Santa Catarina, 1996, Florianópolis. Anais do VI Seminário de Iniciação Científica de Santa Catarina. Florianópolis: Editora da UFSC, 1996.
2.ESPADA, Heloisa. Roteiro para vídeo didático sobre a obra do artista catarinense Franklin Cascaes. In: V Seminário de Iniciação Científica de Santa Catarina, 1995, Florianópolis. Anais do V Seminário de Iniciação Científica de Santa Catarina. Florianópolis: Editora da UFSC, 1995.
Artigos aceitos para publicação
1.ESPADA, Heloisa. Geometria, monumentalidade e gente: a imagem de Brasília por Marcel Gautherot. Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP, 2013.
Outras produções bibliográficas
1.ESPADA, Heloisa. O processo e o belo. São Paulo, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
2.ESPADA, Heloisa. Lugar nenhum. Rio de Janeiro e São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2013 (Texto).
3.ESPADA, Heloisa. O gênio de Raphael - entrevista com Almir Mavignier. Rio de Janeiro e São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2013 (Entrevista).
4.ESPADA, Heloisa. Maurício Adinolfi: Músculo involuntário. São Paulo: Galeria Pilar, 2011 (texto para catálogo de exposição).
5.ESPADA, Heloisa. Alberto Bitar: Paisagens Efêmeras. São Paulo: Centro Universitário Maria Antonia, USP, 2011 (texto para catálogo de exposição).
6.ESPADA, Heloisa. Elisabete Savioli: Das horas. São Paulo: Centro Universitário Maria Antonia, USP, 2008 (texto para catálogo de exposição).
7.ESPADA, Heloisa. Débora Bolsoni. São Paulo: Centro Universitário Maria Antonia, USP, 2007 (texto para catálogo de exposição).
8.ESPADA, Heloisa. Fabiana Wielewicki: Sobre a impossibilidade de ver. Florianópolis: Museu Victor Meirelles, 2007 (Texto).
9.ESPADA, Heloisa; SACCHETTIN, Priscila . Entrevista com José Francisco Alves e Yanet Aguilera 2006 (Entrevista).
10.ESPADA, Heloisa; Maria Celeste ; Denis Radünz . Fábulas de Linha e Agulha. Florianópolis: Editora Nauemblu, 2006 (fotografia).
11.ESPADA, Heloisa. Inaê Coutinho: Da Luz na Escuridão.. São Paulo: Centro Universitário Maria Antonia, USP, 2005 (texto para catálogo de exposição).
12.ESPADA, Heloisa; SOARES, Carolina ; SACCHETTIN, Priscila . Entrevista com Solange Ferraz de Lima e Dario Bueno, curadores da exposição Felix Nadar - Caricaturas e Retratos 2005 (Entrevista).
13.ESPADA, Heloisa; SOARES, Carolina ; SACCHETTIN, Priscila . Entrevista com João Musa e Ricardo Mandes 2005 (Entrevista).
14.ESPADA, Heloisa; ORG., F. B. . 15 Escritores, Depoimentos. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2004 (fotografia).
15.ESPADA, Heloisa. Fernando Lindote: o espaço é corpo. Joinville: Jornal A Notícia, 1998 (ensaio fotográfico).
16.ESPADA, Heloisa. Yara Guasque. Joinville: Jornal A Notícia, 1998 (ensaio fotográfico).
17.ESPADA, Heloisa. Paulo Gaiad: cicatrizes e escrituras. Joinville: Jornal A Notícia, 1998 (ensaio fotográfico).
18.ESPADA, Heloisa. Rubens Ostroem: o ponto de fuga que a vista alcança. Joinville: Jornal A Notícia, 1998 (ensaio fotográfico).
19.ESPADA, Heloisa. Antônio Vargas: de volta ao objeto. Joinville: Jornal A Notícia, 1998 (ensaio fotográfico).
20.ESPADA, Heloisa. Jayro Schmidt: todo seguir passa pelo desvio. Joinville: Jornal A Notícia, 1998 (ensaio fotográfico).
21.ESPADA, Heloisa. Jandira Lorenz: acobracias do olhar peregrino. Joinville: Jornal A Notícia, 1998 (ensaio fotográfico).
22.ESPADA, Heloisa. Lú Pires: a matéria é o meu caminho. Joinville: Jornal A Notícia, 1998 (ensaio fotográfico).
23. ESPADA, Heloisa. Marília de Borba: sopros no infinito. Joinville: Jornal A Notícia, 1998 (ensaio fotográfico).
24. ESPADA, Heloisa. Ensaio Fotográfico com o poeta editor Cléber Teixeira. Belo Horizonte: Secretaria do Estado da Cultura de Minas Gerais, 1997 (ensaio fotográfico).