-
Daniel Albernaz Acosta
- Voltar
Metadados
Miniatura
Nome
Daniel Albernaz Acosta
Outros nomes
Biografia
Fez curso de fundição em bronze com Elvo Benito Damo (1948), em Curitiba, em 1986. No ano seguinte, forma-se em desenho e artes plásticas, com habilitação em escultura, pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, no Rio Grande do Sul. Frequentou workshops com José Resende (1945), Mílton Machado (1947), Artur Lescher (1962) e Ricardo Basbaum (1961), entre outros.
É professor de escultura do Instituto de Letras e Artes da Universidade Federal de Pelotas - UFPel, a partir de 1989. Reside em São Paulo desde 1994. Em 1997, é publicado pela Edusp o livro Daniel Albernaz Acosta, com texto de Tadeu Chiarelli. Conclui mestrado em poéticas visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP em 1999, com orientação de Carmela Gross (1946) em tese intitulada Transfigurações: O Mesmo Como Outro. Em 2004, inicia doutorado na mesma instituição.
Sua produção mantém constante diálogo com a história da arte, como em Marat, 1995 que remete ao quadro de Jacques-Louis David (1748 - 1825), ou em Observatório, 1995 que faz referência a Marcel Duchamp (1887 - 1968). A obra de Acosta não se limita às regras da escultura contemporânea, mas as ultrapassa, tratando de outras questões relacionadas ao corpo e à sexualidade.
Data de nascimento
11/29/1965
Cidade de nascimento
Estado de nascimento
Pais de nascimento
Bibliografia
BOHNS, Neiva. "A fúria esclarecida: Daniel Acosta no MALG", Diário Popular, Pelotas, 28/04/1998.
HIARELLI, Tadeu. "Os relevos não-relevos de Daniel Acosta". Segundo Caderno, Zero Hora, Porto Alegre, 29/08/1992.
CHIARELLI, Tadeu. "Plano em Repouso/Plano em tensão: considerações sobre a Teoria da Forma de Adolf Von Hildebrand e a Arte Brasileira do século XX", Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996
COYSH, Louise. "Brazil", (a-n) Magazine/ For Artists, July 2002, Newcastle, 2002.
GELLATLY, Andrew. "São Paulo Biennial", Frieze/Contemporary Art and Culture, n. 68, London, 2002
GUEDES, Ruth. "Paisagem Portátil", O Popular/Magazine, Goiânia, 23/10/2004.
HIRSJMAN, Maria. "A arte de nossos dias", Casa Vogue, n.200, São Paulo, 2002 LIMA, Ivair. "Imagens Inventadas", Diário da Manhã/Revista, Goiânia, 22/10/2004.
MARTINS, Ferdinando."Daniel Acosta/ Vocabulário Deslocado", Cartaz/Cultura e Arte, n. 8, Florianópolis, 2003.
MORAES, Angélica. "Daniel Acosta transforma materiais banais em arte", Caderno 2, O Estado de São Paulo, São Paulo, 29/08/1995.
PEDROSA, João. "Realismo e Deslocamento", Revista da Folha, Ano 5, n. 177, Folha de São Paulo, São Paulo, 10/07/1995.
RAMOS, Paula. "Daniel Acosta", Aplauso ? ano 1, n. 11, Porto Alegre, 1999.
SANTOS, Klécio. "Daniel Acosta faz exposição bem humorada", Segundo Caderno, Zero Hora, Porto Alegre, 01/05/1998.
ZACAGNINI, Carla. "Daniel Acosta", Arte y Parte - n. 37/ febrero - marzo/2002, España catálogos.
BOUSSO, Daniela. "Excesso", Paço das Artes, São Paulo, 1996.
CHIARELLI, Tadeu. "Realismo Pânico", Casa Triângulo, São Paulo, 1995.
CHIARELLI, Tadeu. Daniel Acosta, "Arte Brasileira Contemporânea" Doações Recentes, Museu de Arte Moderna de São Paulo [MAM-SP], São Paulo, 1996.
CHIARELLI, Tadeu. "MAM (na) OCA", Museu de Arte Moderna de São Paulo [MAM-SP], São Paulo, 2007.
FARIAS, Agnaldo. "Hotel das Estrelas", XXV Bienal de São Paulo ‘Iconografias Metropolitanas’, São Paulo, 2002.
FARIAS, Agnaldo. "Sampa dos Abismos", SP 450 PARIS, Instituto Tomie Othake, São Paulo, 2003.
FARIAS, Agnaldo. "Daniel Acosta Inventor de Arquiteturas e Paisagens", Museu de Arte Contemporânea de Goiás [MAC-GO], Goiânia, Goiás, 2004.
FARIAS, Agnaldo. "Geração da Virada/ 10 + 1: Os anos recentes da Arte Brasileira", Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, 2007.
FUREGATTI, Sylvia. "Sobre a mostra: observações sobre o espaço e o tempo", UNICSUL, São Paulo, 2003.
GROSSMANN, Martin. Daniel Acosta, "Clérigo ou Herege?", Panorama da Arte Brasileira 1999, Museu de Arte Moderna, São Paulo, 1999 livros.
MORAES, Angélica. "Brazilian Art", Livro de Arte, Ed. Jardim Contemporâneo, São Paulo, 2006.
CHIARELLI, Tadeu. "O livro de Daniel Acosta ou: sobre a inveja do crítico", Coleção Artistas da USP: Daniel Albernaz Acosta, Editora da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997.
CHIARELLI, Tadeu. "Os Relevos Não-relevos de Daniel Acosta". Arte internacional Brasileira, Lemos Editorial, São Paulo, 1999.
CHIARELLI, Tadeu. "Plano em Repouso/Plano em tensão: considerações sobre a Teoria da Forma de Adolf Von Hildebrand e a arte brasileira do século XX". Arte Internacional Brasileira, Lemos Editorial, São Paulo, 1999.
Acervo no MVM
- Obras de Daniel Albernaz Acosta
- Ver todas