A partir do ano de 1994, com a demanda do meio artístico de Florianópolis por mais um espaço atuante de exposições na cidade, o MVM criou o Projeto de Exposições Temporárias, com o objetivo de possibilitar perspectivas e modos de ver e interagir com a produção artística regional visando os diálogos e interações com as artes já constituídas, as vanguardas e a crítica de arte.
Desde então, a coleção de obras de arte de Victor Meirelles e de seus coetâneos foi acrescida de trabalhos artísticos de arte moderna e contemporânea formada a partir de doações realizadas, em sua maioria, por artistas selecionados por editais de exposições temporárias. Trata-se de pinturas, desenhos, gravuras, vídeos, projetos, fotografias e esculturas, uma gama bastante diversa de materiais e suportes.
Trata-se da produção artística de artistas regional ou nacionalmente renomados como Fayga Ostrower, Glauco Rodrigues, Jandira Lorenz, Luiz Rodolfo Annes, Rosângela Rennó, Waltércio Caldas, entre outros.
A Coleção XX/XXI dedica-se a preservar, pesquisar e fomentar trabalhos de arte moderna e contemporânea, de forma a contribuir para a valorização dos processos de pesquisa, de pensamento e de produção envolvidos no fazer artístico. A Coleção XX/XXI é formada por:
- Trabalhos artísticos de arte moderna e contemporânea;
- Trabalhos/obras de arte que participaram do Projeto de Exposições Temporárias do MVM;
- Trabalhos/obras de arte que retratem a cidade de Florianópolis.