Descrição
Na semana em que Florianópolis completa 283 anos, o Museu Victor Meirelles recebe um presente para a cidade. No dia 25 de março, às 17h, o Museu apresentará ao público cinco obras, doadas pela professora e pesquisadora Sara Regina Poyares dos Reis, de autoria de ex-alunos de Victor Meirelles, que freqüentaram a Academia Imperial de Belas Artes. São eles: Antônio Parreiras (Niterói/RJ, 1860-1937), Belmiro de Almeida (Serro/MG, 1858; Paris, 1935), Décio Villares (Rio de Janeiro/RJ, 1851-1931), Eliseu Visconti (Salerno/Itália, 1866; Rio de Janeiro/RJ, 1944) e Oscar Pereira da Silva (São Fidélis/RJ, 1867; São Paulo/SP, 1939).
No ano de 2008, Sara Regina doou ao Museu a obra de Victor Meirelles Estudo para "Batalha dos Guararapes", circa 1874-1878, um óleo sobre tela. Com essa atitude abnegada de doadora, quem ganha é a sociedade catarinense que terá acesso a um acervo, agora público, de obras importantes, realizadas pelos mais expressivos discípulos de Victor Meirelles.
A doadora Sara Regina Poyares dos Reis, nascida em Florianópolis, é historiadora pela UFSC, onde também obteve o grau de Mestre. Autora de 14 livros, possui uma trajetória reconhecida na preservação e pesquisa do patrimônio cultural catarinense, sendo uma das fundadoras da Comissão do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural do Município de Florianópolis. Também é membro do ICOMOS - Conselho Internacional de Monumentos e Sítios, ligado à Unesco - e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina. Sua constante e eterna luta, é pela preservação da memória e do patrimônio histórico, artístico, arqueológico e natural da Ilha de Santa Catarina.