-
Fayga Ostrower: densidade e leveza
- Voltar
Metadados
Nome da exposição
Fayga Ostrower: densidade e leveza
Descrição
FAYGA OSTROWER: densidade e leveza
À Fayga Ostrower (1920-2001), artista e teórica da arte, está reservada uma posição de singularidade na arte brasileira. Artista plural, esta polonesa naturalizada brasileira marcou com seu talento ilustrações de poemas e de livros, capas de discos, projetos de murais, padronagens de tecidos, jóias, serigrafias, gravuras e aquarelas. Fiel à gravura, cujo aprendizado se deu nos anos 40, elegeu-a como meio expressivo preferencial, firmando-se por mais de 50 anos com uma densa produção.
Transitou com sensibilidade pela xilogravura, pela gravura em metal e pela litografia. Numa busca incessante Fayga chegou à abstração, caminho que se ajustou à natureza de sua relação com o mundo.
Do valioso conjunto que constitui sua produção artística, aqui são apresentadas algumas litografias que nos revelam uma poética muito pessoal. Explorando matrizes de pedra, a gravadora transformou suas vivências, comunicando-as numa exuberante realidade colorida. A leveza do toque do pincel sobre a superfície da pedra litográfica - uma verdadeira intervenção mágica -, cria espaços de mobilidade que provocam em nós o sentido de expansão. Há uma contínua metamorfose. A artista cultiva uma certa imaterialidade da cor, sua luminosidade. A sensação da cor visa algo além dela mesma. Os ritmos que as formas-cor em transparência anunciam têm que ser experimentados por nós. Trata-se de uma provocação aos nossos sentidos.
Para Fayga, a escolha das cores envolve emoção e pensamento. Nesse ambivalente processo, a gravadora penetrou no território da arte abstrata, desenvolvendo seu projeto estético através de uma visão lírica do mundo. Diante de suas gravuras somos convidados por uma sensível estruturação a penetrá-las, atravessando com o nosso olhar as múltiplas camadas de cor. Espaço de densidade e leveza, sua obra empresta musicalidade à arte abstrata produzida no Brasil, questão revelada pelo conjunto ora exposto pelo Museu Victor Meirelles, que se associa ao Instituto Fayga Ostrower na comemoração dos 90 anos de nascimento da artista.
Maria Luisa Tavora
Data de abertura
18 de agosto de 2010
Data de fechamento
14 de outubro de 2010