-
Rosângela Rennó Gomes
- Voltar
Metadados
Miniatura
Nome
Rosângela Rennó Gomes
Outros nomes
Biografia
Artista intermídia, fotógrafa. Forma-se em arquitetura pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, em 1986, e em artes plásticas pela “Escola Guignard”, em 1987. No final da década de 1980, cria suas primeiras obras, que têm como base fotografias de álbuns de família. Entre 1991 e 1993, integra o Visorama, grupo de estudos de arte contemporânea. Em suas fotografias, objetos, vídeos e instalações, a artista aborda discussões acerca da natureza da imagem. Realiza trabalhos com base em fotos 3 x 4, produzidas em estúdios populares. Em 1992, inicia o projeto Arquivo Universal, um banco de dados virtual, composto por trechos de textos jornalísticos, que contêm referências a imagens fotográficas. Em paralelo, trabalha com fotografias obtidas em arquivos públicos e privados, como as imagens de presos do extinto Departamento de Medicina e Criminologia, pertencentes ao Museu Penitenciário Paulista. Titula-se doutora em artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP, em 1997. Recebe bolsas da Civitella Ranieri Foundation, de Umbertide, Itália, em 1995; da Fundação Vitae, em 1998; e da John Simon Guggenheim Memorial Foundation, de Nova York, em 1999. Em 2003, é publicado o livro Rosangêla Rennó: [O Arquivo Universal e Outros Arquivos], pela Cosac & Naify.
Data de nascimento
11/19/1962
Cidade de nascimento
Estado de nascimento
Pais de nascimento
Bibliografia
Alvares, Lucia Capanema. "Valor de uso, valor de troca e ressignificações" [Use-value, Exchange-value and Resignification]. In Rennó, Rosângela, Menos-valia. São Paulo: Cosac Naify, 2012, p.50-59 [Português/Inglês].
Alzugaray, Paula. "Rosângela Rennó: o artista como narrador". São Paulo, Associação Videobrasil, 2007. http://www.sescsp.org.br/sesc/videobrasil/site/dossier029 (Download)
Alzugaray, Paula. "Aqui passa o trópico". São Paulo: Paço das Artes, 2007. Folder de exposição. Bussac, Claude (dir.). Dicionário de Fotógrafos – A dictionary of Photographers. Madrid: La Fabrica editorial, 2007. P. 468-469 .
Bofill, Arola Vall. "Las voces del archivo" In Revisiones: álbumes, promess y memorias. Huesca: Visiona, 2016. Cameron, Dan.
“Rosângela Rennó”. In Cream. Contemporary Art in Culture. Londres [London]: Phaidon, 1998, p. 340-343.
“Entre as Linhas” [Between the Lines]. In Rosângela Rennó. São Paulo: Galeria Camargo Vilaça, 1995, p. 6-9. (Download)
Carlos, Isabel. "Frutos estranhos: anatomia e diáspora". In Rosângela Rennó - Frutos Estranhos.
Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian e Fotomuseum Winterthur, 2012, p 19-34.
Castellote, Alejandro, “Rituales de Identidad”. In Mapas Abiertos – Fotografía latinoamericana, 1991-2002.
Barcelona: Lunwerg Editores, 2004, p. 80-81. Chiarelli, Tadeu. “O trabalho de Rosângela Rennó: considerações preliminares”. In Arte internacional brasileira. São Paulo: Lemos-Editorial, 1999 p. 234-239.
“A fotografia contaminada”. In Arte internacional brasileira. São Paulo: Lemos-Editorial, 1999 p. 115-120.
"Among projections and rejections: The works of Rosângela Rennó”. In Turning the Map. Images from the Americas.
Londres [London]: Camerawork/Arts Council Funded, 1992, p. 24. Coelho, Teixeira. Arte no Brasil 1981 – 2006, Coleção Itaú Contemporâneo. São Paulo: Itaú Cultural, 2006, p. 292. Costa, Luiz Cláudio.
“Amnésia e imagem: modos de ver através da fotografia – Rosângela Rennó”. In A gravidade da imagem: arte e memória na contemporaneidade. Rio de Janeiro: Quartet: Faperj, 2014, p. 129 – 145.
Crespo, Nuno. "Intensificar as imagens". In Rosângela Rennó - Frutos Estranhos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian e Fotomuseum Winterthur, 2012, p 59-69.
Diegues, Isabel e Ortega, Eduardo (orgs.). "Fotografia na arte brasileira séc. XX1".
Textos de Janaina Melo e Ricardo Sardenberg. Rio de Janeiro: Cobogó, 2013, p. 294-303.
Dos Anjos, Moacir. “Mesmo diante da imagem mais nítida…” [Even in the clearest of images…]. In Rosângela Rennó, Recife, MAMAM, 2006, p. 2-15 [Português], p. 31-38 [English].
Dos Anjos, Moacir. "De lixo e poesia" [Of trash and poetry]. In Rennó, Rosângela, Menos-valia. São Paulo: Cosac Naify, 2012, p.30-40 [Português/Inglês].
Duarte, Paulo Sergio. “Para reler o vermelho e o negro” [Rereading the red and the black]. In Rosângela Rennó, folder de exposição/exhibition folder.
Rio de Janeiro: Laura Marsiaj Arte Contemporânea, 2001. Duarte, Luisa e Pedrosa, Adriano (orgs.). ABC - Arte contemporânea brasileira.
São Paulo: Cosac Naify, 2013, p.92-97. Durand, Régis. "Archive and memory - Where is the work of art?". In Pontbriand, Chantal (org.).
Mutations: perspectives on photography. Paris: Paris Photo / Steidl, 2011, p.218-223 [English]. Fabris, Annateresa. “Identidades seqüestradas”. In O fotográfico, Etienne Samain (org.).
São Paulo: Hucitec/CNPq, 1998, p. 273-279. [sem título/untitled]. In APERTO'93-XLV Biennale di Venezia.
Milão [Milan]: Flash Art, 1993, p. 382 e [and] in Tridimensionalidade. São Paulo: Instituto Itaú Cultural, 1997, p. 218. "O outro eu". In CCSP – 91: Produções recentes.
São Paulo: Centro Cultural São Paulo, 1992. Farias, Agnaldo. “Rosângela Rennó”. In Arte brasileira hoje.
São Paulo: Publifolha, 2002, p. 94-97. Fisher, Jean. [sem título/untitled]. In Rosângela Rennó. Amsterdam: De Appel Foundation, 1995, p. 2-10. Fatorelli, Antonio. Fotografia e viagem.
Rio de Janeiro: Relume/Dumará, 2003, p. 20, 155. “Fotografia e modernidade”. In O fotográfico, Etienne Samain (org.), São Paulo: Hucitec/CNPq, 1998, p. 85-97.
Frayse-Pereira, João A. “Arte Contemporânea e banalização do mal: o silêncio do espectador”. In Arte, dor – Inquietudes entre Estética e Psicanálise. (São Paulo: Ateliê Editorial, 2005, p. 293-328).
Garramuño, Florencia. "De la memoria a la presencia. Políticas del archive en la cultura contemporánea". In Mundos en común - Ensayos sobre la Inespecificidad en el Arte. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2015, p.59-75.
______. "Dossier de frutos extraños". In Mundos en común - Ensayos sobre la Inespecificidad en el Arte. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2015, p.183-205.
Geczy, Adam. “A science of suppositions: Rosângela Rennó’s Archive Project”. In Vulgo [Alias] - Rosângela Rennó, Melissa Chiu (ed.). Sidney: University of Western Sydney-Nepean, 2000, p. 34-39.
Herkenhoff, Paulo. “Rennó ou a beleza e o dulçor do presente”. In Rosângela Rennó. São Paulo: Edusp, 1997, p. 115-191.
“Rosângela Rennó, the philosophy of the photographic institution”. Artes Mundi 3, Cardiff:ArtesMundi Prize Limited, 2008 p.76-83.
Herzog, Hans-Michael [org.]. “Rosângela Rennó”. In The Hours – Visual Arts of Contemporary Latin America.
Zurique [Zurich]: Daros-latinamerica / Hatje Cantz verlag, 2005, pp. 26:00-26:05 [english, español].
Katzenstein, Inés. “Rosângela Rennó, teorias de la historia” [Rosângela Rennó, theories of history]. In Archivo Pons Artxiboa. Donostia/San Sebastian: Diputación Foral de Gipuzkoa, 2003, p. 163-167 [castellano], p. 267-271 [english].
Krasny, Elke. “Hipocampo”. In Archiv X. Linz: O.K. Centrum für Gegenwartskunst, 1998, p. 196-199.
Landry, Pierre. “Histoires des Amériques”. In “Nous venons en paix…” / Histoires des Amériques. Montreal: Musée d’Art Contemporain de Montréal, 2004, p. 8-19 [français], p. 128-137 [english].
Lagnado, Lisette. “Pequena e grande memória (sobre o trabalho de Rosângela Rennó)”. São Paulo: Centro Cultural São Paulo, 2004. Folder de exposição [exhibition folder]. (Download)
Lapa, Pedro. “Rosângela, Comunidade sem nome” [Rosângela, Community without a name]. In Rosângela Rennó: Espelho diário. Lisboa [Lisbon]: Museu do Chiado, 2002, p. 7-35. (Download)
Machado, Arlindo. “A fotografia como expressão do conceito”. In O quarto iconoclasmo e outros ensaios hereges. São Paulo: Contracapa e/and Marca d’Água, 2001, p. 135-136.
Mauad, Ana Maria. "Uma história visual e os passados possíveis. A propósito da prática artística de Rosângela Rennó". In Fronteiras: arte, imagem e história, Sheila Cabo Geraldo (org.). Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2014. p. 133-156.
______. "Imagem e Memória". In Fronteiras: arte, imagem e história, Sheila Cabo Geraldo (org.). Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2014. p. 125-132.
Medina, Cuauhtémoc. Mitologias a marteladas [Mythologizing with the hammer]. In Rennó, Rosângela, Menos-valia. São Paulo: Cosac Naify, 2012, p. 288-315 [Português/Inglês].
Melendi, Maria Angélica. “Bibliotheca: ou das possíveis estratégias da memória”. In Rennó, Rosângela, O Arquivo Universal e outros arquivos. São Paulo: Cosac Naify Edições / CCBB, 2003, p. 23-35 [português], p. 37-49 [english].
“Memórias dos outros” [Borrowed memories]. In Rennó, Rosângela, Bibliotheca. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2003, no prelo/in press. “Archives du Mal – Mal d’Archive”.
In Vulgo [Alias] – Rosângela Rennó. Sidney: University of Western Sydney – Nepean, 2000, p. 6-15. (Download)
"Modelos para armar" [Do it yourself kits]. In Rennó, Rosângela, Menos-valia. São Paulo: Cosac Naify, 2012, p.228-265 [Português/Inglês].
Mesquita, Ivo. [sem título/untitled]. In 6 artistas – XXII Bienal Internacional de São Paulo. São Paulo: Galeria Camargo Vilaça, 1994, p. 34-35. (Download)
Miranda, Wander Melo. “Cenas Urbanas – A violência como forma”. In Pensar a República, Newton Bignotto (org.). Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000, p. 179-190.
Nascimento, Lyslei de Souza. “Tatuagens e cicatrizes: performances narrativas na contemporaneidade”. In O Corpo em performance, Antônio Hildebrando (org.). Belo Horizonte: NELAP/FALE/UFMG, 2003, p. 97-111.
Pedrosa, Adriano. Sem título [untitled], volante de exposição [exhibition folder]. Belo Horizonte: Museu de Arte da Pampulha, 2002. (Download)
Penna, Alícia Duarte. “Imaginação do Desastre”. In Rennó, Rosângela, Apagamentos. São Paulo: Cosac Naify Edições, 2005. Ruiz, Alma. "Cicatriz". In Rosângela Rennó. Cicatriz.
Los Angeles: Museum of Contemporary Art, 1996 p. 5-11.
Selligman-Silva, Márcio. “Desaparição da Fotografia”. Rio de Janeiro: Caixa Cultural RJ, 2007. Folder de exposição [exhibition folder].
Schøllhammer, Karl Erik. "A cena do crime: reflexões sobre um palco do contemporâneo", "A violência como desafio para a literatura brasileira contemporânea" e "Memórias de delinquência e sobrevivência". In Cena do crime: violência e realismo no Brasil Contemporâneo. Rio de Janeiro: José Olympio, 2013, p.16-36, p.64-67 e p.216-221 respectivamente.
Silva, Wagner Souza e. Foto o | Foto 1/ Wagner Souza e Silva. São Paulo: Fapesp, Editora da Universidade de São Paulo, 2016.
Stahel, Urs. "Do desaparecimento, esquecimento e reaparecimento - A arqueologia visual de Rosângela Rennó". In Rosângela Rennó - Frutos Estranhos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian e Fotomuseum Winterthur, 2012, p 35-58.
Sütö, Wilma. [sem título/untitled]. In Rosângela Rennó. Amsterdam: De Appel Foundation, 1995, p. 12-14.
Visconti, Jacopo Crivelli. “Evidências ocultas” [Hidden Evidence]. In Shattered Dreams: Sonhos despedaçados / Beatriz Milhazes, Rosângela Rennó. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2003, p.42-54 [português], p. 26-38 [english]. Periódicos Amaral, Aracy. “Brazil: The artistic and cultural context”. In Lapiz n. 134-135.
Madri [Madrid]: julho/setembro, 1997, p. 36-47. Barros, Regina Teixeira de. "Hipocampo". In Poliester n. 14. Cidade do México [Mexico City]: inverno de 1995-96, p. 54-55. Biass-Fabiani, Sophie.
“Rosângela Rennó: Mémoires Réfléchies”. In Turbulences vidéo n. 50. Clermont Ferrand: Janeiro [january] 2006, p. 3-6. (Download - versão em português) (Download - versão em francês)
Bush, Kate. "Rosângela Rennó". In Flash Art n. 173. Milão [Milan]: nov./dez. 1993, p. 83. Chiarelli, Tadeu. “Photography in Brazil in the 1990s”. In Lapiz n. 134/135. Madri [Madrid]: jul./set. 1997, p. 110-123.
"La mirada contaminada – otras fotografias". In Poliester n. 8. Cidade do México [Mexico City]: 1994, p. 34-41.
Fernandes, Francisco Vaz. “Rosângela Rennó”. In Dif n. 29. Lisboa: junho [june] 2005, p. 61. Gallo, Ruben, “Aperto Brazil”. In Flash Art n. 202. Milão [Milan]: out. 1998, p. 83-84.
Garulli, Lavinia e [and] Sansone, Valentina, “Focus Photography – Contemporary photography (part one)”. In Flash Art n. 232. Milão [Milan]: out. 2003, p.91.
Herkenhoff, Paulo. “Rosângela Rennó y las ultimas fronteras del mirar”. In El Urogallo n. 110-111. Madri [Madrid]: jul./ago. 1995, p. 110-114.
Hollander, Kurt. “Crossover Dreams”. In Art in America. Nova York: maio 1998, p. 47-51.
Knight, Christopher. “The Writing on the Wall”. In Los Angeles Times: 3 de setembro de 1996.
Machado, Arlindo. “The vanishing camera obscura”. In World Art n. 4. Melbourne: 1996, p. 16-17.
Melendi, Maria Angélica. “Arquivos do mal – mal de arquivo”. In Revista Studium n. 11, 2003.
www.iar.studium.unicamp.br Pavan, Margot. “El espejo opaco de Rosângela Rennó”. In Arte Internacional, edición 21. Bogota: out/dez [oct/dec] 1994, p. 126-127.
Pagotto, Mariana Bertelli. "Look again: The influence of Vilém Flusser on Brazilian photographer Rosângela Rennó. In Flusser Studies 12, novembro 2011. www.flusserstudies.net Pedrosa, Adriano.
“Rosângela Rennó at Museum of Contamporary Art, Los Angeles”. In Artforum, Nova York [New York]: jan. 1997, p. 90.
“Revelando identidades” [Developing identities]. In Poliester n. 11. Cidade do México [Mexico City]: inverno [winter] de 1995, p. 44-47. (Download)
Vasquez, Pedro Karp. "O Uso Criativo de Acervos Fotográficos". Rio de Janeiro: Funarte, 2016.
Volk, Gregory. “Rosângela Rennó at Lombard-Freid”. In Art in America n. 10. Nova York [New York]: outubro [october] 2003, p. 125. Entrevistas Ruiz, Alma.
"Rosângela Rennó with Alma Ruiz" [Rosângela Rennó con Alma Ruiz]. In Fleeting Imaginaries 2014 Cifo | Grants and Comissions Program Exhibition. Miami: Cifo, 2014, p. 25-28 [Inglês/Espanhol]
Cordeiro, Veronica. "Embaralhando rótulos" [Shuffling the labels]. In Rosângela Rennó BES Photo 2012. Lisboa: BES Photo, p. 10-28 [Português/inglês]
Duarte, Luisa. In: "ABC - Arte contemporânea brasileira. Duarte Luisa e Pedrosa" Adriano (orgs.). São Paulo: Cosac Naify, 2013, p.92-93.
Navas, Adolfo Montejo. “Rosângela Rennó no país das imagens”. In No. www.no.com.br, dez. 2001.
Melendi, Maria Angélica e Miranda, Wander Melo. “Um mundo paralelo”. In Margens/Márgenes – Caderno de Cultura n. 1. Belo Horizonte/ Mar del Plata: maio 2001, p. 6-9.
[sem título/untitled]. In Rosângela Rennó. Depoimento. Belo Horizonte: Editora C/Arte, 2003, p. 7-28.
Ferreira, José Guilherme R. “Entrevista – Rosângela Rennó”. In Cult n. 6. São Paulo: 1998, p. 4-11.
Herzog, Hans-Michael. “Conversation with Rosângela Rennó”. In La Mirada – Looking at Photograpphy in Latin America Today. Zurique [Zurich]: Daros Latin America/Edition Oehrli, 2002, v..II, p. 85-90 [english], p. 149-154 [português].
Chiu, Melissa. “Rosângela Rennó Interview”. In Vulgo [Alias] - Rosângela Rennó. Sidney: University of Western Sidney - Nepean, 2000, p. 40-45.
Publicações da artista Em livros e catálogos
"Do Arquivo à rede". In Coleção Museu de Arte de São Paulo Foto Cine Clube Bandeirante. São Paulo: MASP, 2016, p. 8-12.
“O Estado do Mundo para a série Corpo da Alma.” In O estado do mundo. António Pinto Ribeiro (org.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian / Temas e Debates, 2006, p. 223-233.
“Body of Soul series: The state of the World”. In The State of the World. António Pinto Ribeiro (org.). Manchester: Carcanet Press / Calouste Gulbenkian Foundation, 2006, p.1 60-168. Apagamentos. São Paulo: Cosac Naify Edições, 2005.
O Arquivo Universal e outros arquivos. São Paulo: Cosac Naify Edições/CCBB, 2003. “Cicatriz: fotografias de tatuagens do Museu Penitenciário Paulista e textos do Arquivo Universal”. In A Fotografia nos processos artísticos contemporâneos. Alexandre Santos e Maria Ivone dos Santos (org.). Porto Alegre: UFRGS Editora, 2004, p. 223-227.
“Le Dialogue Vera Cruz” [Diálogo Vera Cruz / The Vera Cruz Dialogue]. In “Nous venons en paix: Histoires des Amériques. Montreal: Musée d’Art Contemporain de Montréal, catálogo de exposição [exhibition catalogue], 2004, p. 88-93 [français], p. 181-182 [english], p. 182-183 [português].
“Os artistas e suas obras – Rosângela Rennó” [The artists and their works]. In Mídia-arte: fomento e desdobramentos. Vitoria Daniela Bousso (org.). São Paulo: Instituto Sergio Motta, Cadernos ISM II/Coleção Cultural, 2003, p. 167-171.
“Memória e amnésia” [Memory and Amnesia]. In El final del eclipse: El arte de América Latina en la transición al siglo XXI. José Jiménez (org.). Madri [Madrid]: Fundación Telefónica, catálogo de exposição [exhibition catalogue], 2001, p. 244 [português], p. 246 [english].
“Vera Cruz”. In Virgin territories. Washington: National Museum of Women in the Arts, catálogo de exposição [exhibition catalogue], 2001, p. 96-97.
“10 textos do Arquivo Universal”. In Artelatina – cultura , globalização e identidades cosmopolitas, Heloisa Buarque de Hollanda (org.), ensaio visual/visual essay. Rio de Janeiro: Aeroplano/MAM-RJ, 2000, p. 35-44.
“United States”. In Roteiros – 24ª Bienal Internacional de São Paulo, ensaio visual. Adriano Pedrosa (org.), ensaio visual/visual essay. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1998, p. 108-113.
[sem título/untitled]. In Prospekt 96 – Photographie in der Gegenwartskunst. Zurich: Edition Stemmle, 1996, p. 260.
“Do Arquivo Universal para Almodóvar”. In Urdidura de sigilos – Ensaios sobre o cinema de Almodóvar, Eduardo Peñuela Cañizal (org.), ensaio visual/visual essay. São Paulo: Anna Blume/ECA-USP, 1996, p. 113-136.
Em revistas
Rennó, Rosângela. “Cicatriz – Fotografias do Museu Penitenciário e textos do Arquivo Universal”. In Discursos sediciosos – Crime, direito e sociedade n. 4. Rio de Janeiro: Instituto Carioca de Criminologia, 1998, p. 15-20. (Download)
“Vulgo”. In Atlantica Internacional n. 21, ensaio visual [visual essay]. Las Palmas: outono [autumn] 1998, p. 38-50.
- Obras de Rosângela Rennó Gomes
- Ver todas