-
Waltercio Caldas Júnior
- Voltar
Metadados
Miniatura
Nome
Waltercio Caldas Júnior
Outros nomes
Biografia
Escultor, desenhista, artista gráfico e cenógrafo, Waltércio Caldas nasceu em 1946 na Cidade do Rio de Janeiro, RJ. Em 1960 faz seus primeiros esboços de desenhos, pinturas aquarelas e pequenos objetos. Em 1964 estuda pintura com Ivan Serpa (1923 - 1973), no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM/RJ. Entre 1969 e 1975, realiza desenhos, objetos e fotografias de caráter conceitual. Na década de 1970, leciona no Instituto Villa-Lobos, no Rio de Janeiro; é co-editor da revista Malasartes; integra a comissão de Planejamento Cultural do MAM/RJ; participa da publicação A Parte do Fogo e publica com Carlos Zilio (1944), Ronaldo Brito (1949) e José Resende (1945) o artigo O Boom, o Pós-Boom, o Dis-Boom, no jornal Opinião. Em 1973, realizou sua primeira individual importante intitulada “Objetos e desenhos” no MAM, Rio de Janeiro, com 21 desenhos e 13 objetos –, ganha da Associação Brasileira de Críticos de Arte, juntamente com Alfredo Volpi, o Prêmio Anual de Viagem/Melhor Exposição. Em 1979, sua produção é analisada no livro Aparelhos, com ensaio de Ronaldo Brito, e, em 1982, no Manual da Ciência Popular, publicado na série Arte Brasileira Contemporânea, pela Funarte. Entre 1984/85 mora em Nova York, elabora a obra Escultura para todos os materiais não transparentes e apresenta-se na coletiva “Panorama de arte atual brasileira – Formas tridimensionais”, MAM, São Paulo. Em 1986, o vídeo Apaga-te Sésamo, de Miguel Rio Branco (1946), enfoca a sua produção. Em 1993 inaugura a sala Século XXI do Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro com a individual “O ar mais próximo” e recebe o Prêmio Mário Pedrosa de melhor exposição do ano no país, conferido pela Associação Brasileira de Críticos de Arte. É um ano em que está presente em muitas mostras coletivas. Em 1996, lança a obra O Livro Velázquez e realiza a mostra individual ‘Anotações’ 1969/1996, no Paço Imperial, Rio de Janeiro, apresentando pela primeira vez seus cadernos de estudos. Em 2001 apresenta a individual “Waltercio Caldas: retrospectiva 1985-2000”, no Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro e Brasília, com curadoria, de Ligia Canongia, é acompanhada do livro Waltercio Caldas, organizado pela curadora, com entrevista do artista e seleção de textos.
É lançado também o livro Waltercio Caldas, que contempla toda a sua obra, com texto de Paulo Sergio Duarte (São Paulo: Cosac Naify). Em 2004 recebe o Grande prêmio da Bienal da Coreia do Sul, com a instalação O ar mais próximo. Lorenzo Mammi é o autor do texto do catálogo da individual “Esculturas e desenhos”, no Gabinete de Arte Raquel Arnaud, São Paulo. Instala ao ar livre a escultura Espelhos ausentes em propriedade particular em Itaipava, Rio de Janeiro. Em 2008, a Fundação Calouste Gulbenkian, em Portugal e o Centro Galego de Arte Contemporánea, na Espanha, organizaram importantes individuais do artista. Em 2010, ‘’Salas e Abismos’’ foi considerada uma das melhores exposições do ano no Brasil pela crítica.
Seus trabalhos estão nos acervos dos principais museus do mundo do Brasil e do mundo, entre eles, o Museum of Modern Art (Nova York) e a Neue Galerie (Kassel), além dos Museus de Arte Moderna de São Paulo e do Rio de Janeiro. Suas esculturas em espaços públicos podem ser vistas em Leirfjord (Noruega), Paseo de las Américas, em Punta del Este (Uruguai) ou ainda na Av. Beira Mar no Rio de Janeiro. Waltercio teve sua obra analisada em vários livros, entre eles, Aparelhos, de Ronaldo Brito (1979), Waltercio Caldas, de Paulo Sergio Duarte (2001), e Salas e Abismos, com textos de Duarte, Paulo Venancio Filho e Sônia Salzstein (2010). É autor de “Manual da Ciência Popular” (1982, republicado em 2008), “Velásquez” (1996), e “Notas, ( ) etc” (2006), entre outros. Em 2012, realizou a exposição individual “O ar mais próximo e outras matérias”, na Fundação Iberê Camargo em Porto Alegre, também exibida na Pinacoteca do Estado de São Paulo e no Blanton Museum of Art (Texas, EUA), em 2013. Desde 1982, o artista é representado pela Galeria Raquel Arnaud, que apresentou “A Série Negra”, em 2011, e “Ficção nas coisas”, em 2015.
Data de nascimento
11/06/1946
Cidade de nascimento
Estado de nascimento
Pais de nascimento
Bibliografia
BRITO, Ronaldo. Waltercio Caldas - Aparelhos. Rio de Janeiro, GBM Editora, 1979. 160p., 103 il. (incl. 49 color.) Edição bilíngue (português/inglês).
CALDAS, Waltercio. Manual da Ciência Popular. Texto de Paulo Venâncio Filho. Rio de Janeiro, FUNARTE, 1982. 52 p., il. (incl. color.)
CALDAS, Waltercio. Velazquez. São Paulo. Editora Anônima, 1996. 144p. il. (67 color.) CALDAS, Waltercio. Desenhos. Rio de Janeiro. Reila Gracie Editora, 1997. 20 serigrafias.
DUARTE, Paulo Sergio. Waltercio Caldas São Paulo, Editora CosacNaify, 2001. 304p. il. (180 color.) CANONGIA, Ligia e outros. Waltercio Caldas, 1985/2000 Rio de Janeiro. Centro Cultural Banco do Brasil, 2001, 268p. il. ( 90 color.)
CALDAS, Waltercio. Notas, ( ) etc. São Paulo, Gabinete de Arte Raquel Arnaud, 2006. 155p. 8 gravuras em metal. CALDAS, Waltercio. Atelier Ttransparente Belo Horizonte, Coleção Circuito Aletliê. Editora C/Arte, 2006.
CALDAS, Waltercio. Manual da Ciência Popular. Texto de Paulo Venâncio Filho. Prefácio do artista. Rio de Janeiro, Nova edição revisada e ampliada, Cosac Naify, 2007.
OLVEIRA, Manuel e OSÓRIO, Luiz Camillo. Waltercio Caldas - Máis Lugares. Santiago de Compostela, Xunta de Galicia. 2008.
VENÂNCIO FILHO, Paulo. Horizontes. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2008. VENÂNCIO FILHO, Paulo.
DUARTE, Paulo Sérgio. SALZSTEIN Sônia. Salas e Abismos São Paulo, Cosac Naify, 2009, 240p. il. color.
OLVEIRA, Manuel; SALZSTEIN Sônia e CALABRIA, Roberta. As esculturas ao aire libre de Waltercio Caldas. Santiago de Compostela, Xunta de Galicia. 2009.
CALDAS, Waltercio, ‘’Outra Fabula’’ Edições Cosac Naify, 2009.
CALDAS, Waltercio. Outra Fábula. Editora CosacNaify, São Paulo, 2011.
CALDAS, Waltercio. Cronometrias. Lithos Edições de Arte, Rio de Janeiro, 2012.
PÉREZ-BARREIRO, Gabriel. O ar mais próximo e outras matérias. Fundação Iberê Camargo e Pinacoteca de São Paulo, 2012.
REFERÊNCIAS EM LIVRO ALENCAR, Vera Lúcia Abreu (org.). Os museus Castro Maya. São Paulo, Edição Banco Safra, 1996.
AMARANTE, Leonor. As bienais. São Paulo, Editora Três, 1989.
ARNAUD, Raquel. “Depoimentos”, em A Metrópole e a Arte. Coleção Arte e Cultura. São Paulo, Ed. Bamerindus, 1992.
BENEZIT, E. “Waltercio Caldas”, em Dictionaire des Peintres, Sculpteurs, Dessinateurs et Graveurs, tomo III. França, Grund Ed. , 1999.
BRETT, Guy; GARLAKE, Margaret. Britain and the São Paulo Bienal 1951 – 1991. Londres, Edition The British Council, 1991.
BRISSAC PEIXOTO, Nelson. “Paisagens urbanas. Distâncias – Arquitetura dos limites”, em Arte / Cidade – a cidade e seus fluxos. São Paulo, Editora Senac / Editora Marca D’Água, 1996.
BRITTO, Ronaldo. “Waltercio Caldas”, em Tridimensionalidade na arte brasileira do século XX. São Paulo, Instituto Cultural Itaú – Cosac Naif Edições, 1999.
CALDAS, Waltercio. “O jogo do romance”, em RICHA, Arnaldo Chaim (org.). O Pão de Açucar de cada vida. Rio de Janeiro, edição Oficcina da Festa, 1999.
CHIARELLI, Tadeu. “O Tridimensional na arte brasileira dos anos 80 e 90: genealogias, superações”, em Tridimensionalidade na arte brasileira do século XX. São Paulo, Instituto Cultural Itaú – Cosac Naify Edições, 1999. - “Waltercio Caldas; da arte nacional brasileira para a arte brasileira internacional”, em Arte internacional brasileira. São Paulo, Lemos Editorial, 1999.
DUARTE, Paulo Sérgio. Anos 60 – transformações da arte no Brasil. Rio de Janeiro, Campos Gerais Edição e Comunicação Visual. 1998. - “Waltércio Caldas”, em Tridimensionalidade na arte brasileira do século XX. São Paulo, Instituto Cultural Itaú – Cosac Naify Edições, 1999.
FARIAS, Agnaldo. Galeria Luisa Strina – 20 anos de arte brasileira. São Paulo, Galeria Luisa Strina, 1994.
FAVARETTO, Celso. “Das novas figurações à arte conceitual”, em Tridimensionalidade na arte brasileira do século XX. São Paulo, Instituto Cultural Itaú – Cosac Naify Edições, 1999.
FLORES, Cristine Monteiro. “Sinfonia em branco: Waltercio Caldas e a poética do silêncio”, em MARTINS, Maria Claro Amado; VALENTE, Carlos Eduardo (org.) ” Memória e esquecimento na arte.” Rio de Janeiro, Museu Nacional de Belas Artes, 1995. Memória Cultural Petrobrás 1995 – 1999, Rio de Janeiro, Petrobrás, 2000.
FREITAS, Iole de. “A relação entre espaço institucional, espaço arquitetônico e obra de arte”, em CAVALCANTI, Lauro (org.), Paço Imperial, Rio de Janeiro, GMT Editores, 1999.
HEINZ, Marianne; ARENDS, Toos. Documenta 9 – Die Magische Dose. Stuttgart, Edition Cantz, 1992.
HERKENHOFF, Paulo. “The theme of crisis in contemporary Latin American Art”, em RASMUSSEN, Waldo (org.). Latin American artists of the twentieth century. Nova York – Londres, Harry N. Abrams – Thames and Hudson, 1993.
JAUKKURI, Maaretta. Skulpturlandskap Nordland. Kiese, Noruega, Forlaget Geelmuyden, 1999. L’ALTRA Arte contemporânea. Itália, Mazzota Editore, 1991.
LEIRNER, Sheila. “Desafio ao convencional na construção do objeto pleno”, em Arte como medida. São Paulo, Editora Perspectiva, 1982.
LUCIE- SMITH, Edward. Latin American art of the 20th Century. Londres, Thames and Hudson, 1993.
MILLEN, Mànya. “Waltercio Caldas”, em Ateliê Contemporâneo – Projeto Finep no Paço Imperial. Rio de Janeiro, Salamandra Consultoria Ltda, 1998.
MORAIS, Frederico.”Arte é o que eu e você chamamos arte.” Rio de Janeiro - São Paulo, Editora Record, 1998. - Monumentos urbanos: obras de arte na cidade do Rio de Janeiro. São Paulo, Edição Banco Sudameris Brasil, 1999.
PANORAMA mondial de l’art contemporain 1983 – 1984, França, Éditions de Chêne, 1984.
PONTUAL, Roberto. Arte brasileira contemporânea: Coleção Gilberto Chateaubriand, Rio de Janeiro, Edições Jornal do Brasil/GBM, 1976.
Entre dois séculos: arte brasileira do século XX na Coleção Gilberto Chateaubriand. Rio de Janeiro, Editora JB, 1987.
- (org.). Geometria sensível – América Latina. Rio de Janeiro, Edições Jornal do Brasil/GRM, 1978.
RESENDE, José. “Silencio e luzes sobre a experiência do vazio da forma”, em JUNQUEIRA FILHO, Luiz Carlos Uchôa (org.). Silêncio e Luzes: sobre a experiência psíquica do vazio e da forma. São Paulo, Editora Casa do Psicólogo, 1998.
SALZSTEIN, Sônia. “Waltercio Caldas”, em Tridimensionalidade na arte brasileira do século XX. São Paulo. Instituto Cultural Itaú-Cosac Naify Edições, 1999. “Waltercio Caldas” , em America – Bruid van de zon 500 jaar Latijns-Amerika en de Lage Landen. Antuérpia, Koninklijk Museum voor Schone Kunsten / Omschoot Book, 1992.
SULLIVAN, Edward J. Artistas latinoamericanos del siglo veinte: una perspectiva de fin de siglo. Espanha – Nova York, Comisaría de la Ciudad de Sevilha – The Museum of Modern Art, 1992. Latinanerikanische Kunst im. 20. Jahrhundert. München, Prestel-Verlag, 1993. - (ed.).
MESQUITA, Ivo. Brasil: Latin American art in the twentieth century. Londres, Phaidon, 1996.
VENANCIO FILHO, Paulo. Arte e Indústria. Rio de Janeiro, Libris Editora, 1992. “Lugar nenhum: o meio de arte no Brasil”, em Arte Contemporânea brasileira – Caderno de Textos. Rio de Janeiro, Funarte, 1980.
ZANINI, Walter (org.). “Desmaterialização e reanimação”, em História Geral da arte no Brasil. São Paulo, Instituto Walther Moreira Salles e Fundação Djalma Guimarães, 1983, v. 2.
ZAREMBA, Lílian; BENTES, Ivana (org.). Rádio Nova, constelações da radiofonia contemporânea. Rio de Janeiro, Edição Publique-Laboratório de Editoração da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1996.
MONOGRAFIAS FARIAS, Agnaldo Aricê Caldas. Esculpindo o espaço – A escultura contemporânea e a busca de novas relações com o espaço: os casos Waltercio Caldas e Carlos Fajardo. São Paulo. Dissertação de doutorado, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 1997.
FLORES, Cristine Monteiro. Waltercio Caldas – A arte de tecer o ar. Rio de Janeiro. Dissertação de mestrado em História da Arte. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Letras e Artes, Escola de Belas Artes, 1998. (Inédita).
VICENTINI, Daniela. Waltercio Caldas: o jogo da obra. Rio de Janeiro. Dissertação de mestrado. Departamento de História, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2000.
CATÁLOGOS DE EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS em ordem cronológica CALDAS, Waltercio. Exposição de objetos e desenhos. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, agosto de 1973.
BRITO, Ronaldo. “O espelho crítico”. Exposição: A Natureza dos Jogos. Museu de Arte de São Paulo, outubro, 1975.
CALDAS, Waltercio. Exposição Objetos e Desenhos. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, outubro, 1976.
VENANCIO FILHO, Paulo. “Olho de vidro”. Exposição Aparelhos. Galeria Luisa Strina, São Paulo, abril de 1979.
CALDAR, Waltercio. “A construção do abismo”. Exposição Ping-ping. Galeria Saramenha, Rio de Janeiro, maio de 1980.
NAVES, Rodrigo. “Dois Pontos”. Exposição 0 é UM. Projeto ABC, Parque da Catacumba, Rio de Janeiro, maio de 1980.
CALDAS, Waltercio. “O livro mais rápido”. Exposição de esculturas. Gabinete de Arte Raquel Arnaud, São Paulo, setembro, 1982.
CALDAS, Waltercio. Exposição Algodão Negativo. Gabinete de Arte Raquel Arnaud. São Paulo, Edição anual, 1983.
CALDAS, Waltercio. Exposição Esculturas. Galeria Paulo Klabin, Rio de Janeiro. Gabinete de Arte Raquel Arnaud, São Paulo, abril de 1986.
SALZSTEIN, Sônia. “Olhar o mar...” Exposição Ciclo de Esculturas. Galeria Sergio Milliet / Funarte, Rio de Janeiro, julho de 1988.
CALDAS, Waltercio. Exposição Quatro Esculturas Curvas. Galeria Paulo Klabin, Rio de Janeiro, outubro de 1988.
SALZSTEIN, Sônia. “Calor Branco”. Exposição de esculturas. Gabinete de Arte Raquel Arnaud, São Paulo, novembro de 1980.
DUARTE, Paulo Sérgio. “Desenhos Líquidos”. Exposição Desenhos. Galeria 110 Arte Contemporânea, Rio de Janeiro, agosto, 1990.
BRITO, Ronaldo. “Clear bias”. Exposição Sculpturen en Tekeningen, Kanaal Art Foundation, Kortrijk, Bélgica, novembro, 1991. DUARTE, Paulo Sérgio. “Interrogações construtivas”. Exposição de esculturas. Gabinete de Arte Raquel Arnaud, São Paulo, outubro, 1994.
MAMMI, Lorenzo. “Waltercio Caldas”. Exposição de esculturas e desenhos. Galeria Joel Edelstein Arte Contemporânea, Rio de Janeiro, junho de 1995.
CALDAS, Waltercio. “Anotações 1969-1996”. Exposição Anotações 1969 – 1996. Projeto Finep / Atelier Contemporâneo. Paço Imperial, Rio de Janeiro, março de 1996.
CONONGIA, Ligia. Entrevista com Waltercio Caldas. Exposição Mar Nunca Nome. Centro Cultural Light, Rio de Janeiro, março, 1998.
SALZSTEIN, Sônia. “Livros, superfícies rolantes”. Exposição Livros. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, julho, 1999. Casa da Imagem, Curitiba, outubro, 1999. Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte, março, 2000.
OSÓRIO, Luiz Camillo. “Outros Relógios”. Exposição Esculturas. Celma Albuquerque Galeria de Arte, Belo Horizonte, março / abril, 2000.
CATÁLOGOS DE EXPOSIÇÕES COLETIVAS em ordem cronológica SAMPAIO, Márcio; ARAÙJO, Olívio Tavares de; PONTUAL, Roberto. “Desenho Brasileiro”. Exposição Desenho Brasileiro 74 / IX Salão de Arte Contemporânea. Museu de Arte Contemporânea de Campinas, 1974.
LEITE, José Roberto Teixeira. “Arte Gráfico brasileño de hoy”. Sala de Exposiciones de la Direccion General de Bellas Artes, Barcelona, 1975. LEITE, José Roberto Teixeira. “Art graphique brésilien”. Musée Galliéra, Paris, 1975.
PONTUAL, Roberto. “Arte brasileira – os anos 60-70 / Coleção Gilberto Chateaubriand”. Museu de Arte Moderna da Bahia, 1976. Casarão de João Alfredo, Recife e Fundação Cultural do Distrito Federal, 1977.
COCCHIARALE, Fernando; COUTINHO, Wilson. “Do moderno ao contemporâneo / Coleção Gilberto Chateaubriand”. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, 1981.
BRITO, Ronaldo. “Imaginar o presente”. Gabinete de Arte Raquel Arnaud, São Paulo, 1983. DUARTE, Paulo Sérgio. “Doppo Seurat”. Sala Especial A Velocidade / XVII Bienal Internacional de São Paulo, 1983.
CATÁLOGO Geral VXI Bienal Internacional de São Paulo, 1983. ARTE Brasil Atual: 1984. Universidade Federal Fluminense, Niterói, 1984.
CATÁLOGO Geral I Bienal de Havana, 1984. MORAIS, Frederico. “Coleção Gilberto Chateaubriand. Retrato e auto-retrato da arte brasileira”. Museu de Arte Moderna de São Paulo, 1984.
STRINGER, John. “Waltercio Caldas”. Exposição Abstract Attitudes. Center for Inter-American Relations, Nova York, 1984.
VENANCIO FILHO, Paulo. “Not”. Exposição Abstract Attitudes. Museum of Art, Rhode Island School of Design, Providence, EUA, 1984. Center for Inter-American Relations, Nova York, 1984.
AMARAL, Aracy. “A nova dimensão do objeto”. Museu de Arte de São Paulo, 1986. VON Schmidt, Carlos. “Waltercio Caldas”. Exposição Arte Contemporânea Brasileira / Coleção Deninson. Museu de Arte de São Paulo, 1986.
BRITO, Ronaldo. “O espelho crítico”. AMARAL Aracy. “Modernidade Art brésilien du 20eme siècle”. MAGALHÃES, Fábio. “La Biennale de São Paulo et les artistes plasticiens au Brésil– 1951, 1975”.
Exposição Modernidade. Art Bréslien du 20 eme siècle. Musée d’Art Moderne de la Ville de Paris, 1987.
BRITO, Ronaldo. “O espelho crítico”. AMARAL, Aracy. “Modernidade – Arte brasileira do século XX”. Exposição Modernidade – Arte Brasileira do Século XX. Museu de Arte Moderna de São Paulo, 1987.
“PALAVRA imágica”. Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, 1987.
SALZSTEIN, Sônia; MESQUITA, Ivo. “Imaginários singulares”. WILDER, Gabriela S. “Em busca da essência – elementos de redução na arte brasileira”. Catálogo Geral XIX Bienal Internacional de São Paulo, 1987.
VALLE, Nina. “O crisântemo está no apogeu de sua floração”. Exposição Arte e Palavra. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1987.
CANONGIA, Ligia. “Papel no espaço”. Galeria Aktuell, Rio de Janeiro, 1988. NAVES, Rodrigo. “O público e a arte”. Exposição Arte Hoje 88, XIII Salão de Ribeirão Preto, 1988.
ARNAUD, Raquel. “10 Escultores”. Gabinete de Arte Raquel Arnaud, São Paulo, 1989. BRETT, GUY. “Transcontinental / An investigation of reality”.
VENANCIO FILHO, Paulo. “Not”. Exposição Transcontinental. Ikon Gallery, Birmingham e Cornerhause, Manchester. Edition Verso, Londres, 1990.
CANONGIA, Ligia. “Imagem sobre imagem”. Centro Cultural Sérgio Porto / Rioarte, Rio de Janeiro, 1991. HERKENHOFF, Paulo. “O clássico no contemporâneo”. Paço das Artes, São Paulo, 1991.
BELLIDO, Ramon Tio. “L’autre et le même”. LEIRNER, Sheila. “L’art du nouveau monde vers un monde nouveau”. Exposição Amériques Latines – Art Contemporain, Hôtel des Arts, Paris, 1992.
CATÁLOGO Geral Documenta IX, Kassel, 1992.
COUTINHO, Wilson. “O objeto emancipado”. RITO, Lúcia. “A criação do mito”. Exposição Coca-Cola 50 anos com Arte. Rio de Janeiro, 1992.
GIERBERGEN, Marieke van (editor). “Waltercio Caldas”. De Kunstenaars van the Artists in Documenta IX.Suplemento da Revista Archis, no. 6, Kassel, Alemanha, 1992. KUIJKEN, Ilse. “Talking back (to art).
VENANCIO FILHO, Paulo. “Not”. SALZSTEIN, Sonia. “White heat”. Sala Especial Raüm für den nächsten Augenblick / Documenta IX. Neue Galerie, Staatliche Museen, Kassel, 1992.
ROELS JR., Reynaldo; COSTA, Marcos de Lontra. “Brasil: arte nos anos 60 e 70”. Exposição Coleção Gilberto Chateaubriand, 60/70. Galeria de Arte do Sesi, São Paulo, 1992.
DUARTE, Paulo Sérgio. “Emblemas do corpo – o nu na arte moderna brasileira”. Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro, 1993.
DUFOUR, Gary. “Out of Place”. FARIAS, Agnaldo. “Air Awareness”. Exposição Out of Place. Vancouver Art Galley, Vancouver, 1993.
HERKENHOFF, Paulo; HUGS, Alfons; ROELS JR., Reynaldo. “Klima global – arte Amazonas”. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e Museu de Arte de Brasília, 1992. Staatliche Kunsthalle Berlim, 1993.
ROELS JR., Reynaldo. “O desenho moderno no Brasil – Coleção Gilberto Chateaubriand”. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e Galeria de Arte do Sesi, São Paulo, 1993.
SACCÁ, Lucilla (org.). DOCTORS, Márcio. “Libro-oggetto”. HERKENHOFF, Paulo. “Alcuni appunti sulla storia dei libri di artista e oggetti affini in Brasile”. Exposição Brasil: Segni d’Arte – Libri e Vídeo 1950 – 1993. Fondazione Scientifica Querini Stampalia, Veneza, 1993.
ZACHAROPOULOS, Denys. “L’ordre de choses”. Domaine de Kerguehennec, França, 1993. AGUILLAR, Nelson. “Brasil século XX”. Fundação Bienal de São Paulo, 1994.
ARESTIZÁBAL, Irma. “Precisão”. CANOGIA, Ligia. “As curvas retas de Waltercio”. VENANCIO FILHO, Paulo. “Não”. Exposição Precisão, Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro, 1994.
BRISSAC PEIXOTO, Nelson. “Arte/Cidade – A cidade e seus fluxos”. Sala Especial, Edifício Guanabara, São Paulo, 1994.
STOR, Robert. “The map room: A visitor’s guide”. Exposição Mapping. The Museum of Modern Ar Nova York, 1994.
DOCTORS, Márcio. “Livro-objeto. A fronteira dos vazios”. Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro e Museu de Arte Moderna de São Paulo, 1994 – 1995.
HERKENHOFF, Paulo. “Arte é money”. Exposição XI Mostra Internacional de Gravura da Cidade de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, 1995.
HERKENHOFF, Paulo. “Brazil: origins and breakhroughs of contemporary art”. Exposição Art from Brazil in New York, Galerie Lelong e outras, Nova York, 1995.
LAGNADO, Lisette. “Entre o desenho e a escultura”. Museu de Arte Moderna de São Paulo, 1995.
TABORDA, Felipe. “Dinheiro, diversão e arte – o dinheiro através das artes brasileiras”. Centro Cultural do Banco do Brasil, Rio de Janeiro, 1995.
AMARAL, Aracy. “Arte e espaço urbano – quinze projetos” – V Fórum Brasília de Artes Visuais de Brasília, 1996.
CANONGIA, Ligia. “Mensa / Mensae”. Galerias Funarte, Rio de Janeiro, 1996. FARIAS, Agnaldo. “Waltercio Caldas: a consciência do intervalo”.
Catálogo Geral XXIII Bienal Internacional de São Paulo, 1996. ARAÚJO, Emanuel. “Escultura brasileira de 1920 a 1990 – perfil de uma identidade”.
DUARTE, Paulo Sérgio, “Waltercio Caldas”. Exposição Escultura Brasileira – Perfil de uma Identidade. Centro Cultural BID, Nova York, e Banco Safra, São Paulo, 1997. B
OUSSO, Vitória Daniela; LIBERMAN, Simona Misan. “Intervalos”. Paço das Artes, São Paulo, 1997.
CAVALCANTI, Lauro; AQUILA, Luiz. “Ar”. Paço Imperial, Rio de Janeiro, 1997.
CHIARELLI, Tadeu. “Panorama – a experiência do artista como parâmetro”.
MAMMI, Lorenzo. “Waltercio Caldas. Exposição Panorama da Arte Brasileira 1997, Museu de Arte Moderna de São Paulo, 1997.
BRASIL Reflexão 97 - A Arte Contemporânea da Gravura, Fundação Cultural de Curitiba, 1997.
HERKENHOFF, Paulo. “Waltercio Caldas”. Catálogo Geral La Biennale di Venezia / XLVII Esposizione Internazionale d’Arte, 1997.
MIR, M. Ángels; SOLÉ, Andreu (org.). “Cegueses”.
CHAVES, Vera. “El camino de Tiresias o reflexiones sobre la ceguera: um ensayo sobre cinco artistas brasileños”. Exposição Cegueses. Museu d’Art de Girona, Espanha, 1997.
MORAIS, Frederico. “Arte brasileira; lo de afuera, lo de adentro”.
HUGS, Alfons. “Waltercio Caldas”. Sala Especial Lugar para uma Pedra Mole / I Bienal de Artes Visuais do Mercosul, 1997.
RAMÍREZ, Mari Carmen. “Re-aligning vision – alternative currents in South American drawing”. Archer M. Huntington Art Gallery, The University of Texas at Austin, 1997.
SALZSTEIN, Sônia. “Waltercio Caldas – um véu”.
HERKENHOFF, Paulo. “Waltercio Caldas, Jac Leirner e a densidade da história da arte no Brasil”. Sala Especial A Série Veneza / XLVII Bienal de Veneza. Pavilhão do Brasil, 1997.
VELÀZQUEZ. Catálogo Geral Arco, Madri, 1997. ARESTIZÁBAL, Irma. “Grabados Brasileños contemporáneos”. Fundación Centro de Estudos Brasileiros, Buenos Aires, 1998.
CAMERON, Dan. “A dream of wakefulness”. Exposição Amnesia. Christopher Grimes Gallery, Santa Mônica, EUA, 1998.
DOCTORS, Márcio. “Teoria dos valores”. HERKENHOFF, Paulo. “Arte é money”. Exposição Teoria dos Valores. Casa França-Brasil, Rio de Janeiro, 1998.
FARIAS, Agnaldo. “As dimensões da arte contemporânea - Coleção João Carlos Figueiredo Ferraz”. Museu de Arte de Ribeirão Preto, 1998.
RAMÍREZ, Mari Carmen. “Tactics for thriving on adversity: conceptualism in Latin America, 1960-1980”. Exposição Global Conceptualism: Points of Origin, 1950 – 1980s. Queens Museum of Art, Nova York, 1998.
SALZSTEIN, Sônia. “O moderno como processo”.
ROELS JR, Reynaldo. “O moderno e o modernismo. Arte Contemporânea”. Exposição O Moderno e o Contemporâneo na Arte Brasileira – Coleção Gilberto Chateaubriand. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e Museu de Arte de São Paulo, 1998.
HERKENHOFF, Paulo. “Gilberto Chateaubriand e o retrato do Brasil”.
MATTAR, Denise. “Um olhar brasileiro – uma opção poética”. Exposição Der Braslianische Blick. Haus der Kulturen der Welt, Berlin; Ludwig Forum für Internationale Kunst, Aachen; Kunstmuseum Heidenheim, Alemanha. 1998/1999.
CALDAS, Waltercio. “A exposição Goeldi”. Exposição Impressões Contemporâneas. Paço Imperial, Rio de Janeiro, 1999.
CHIARELLI, Tadeu. “Por que Duchamp?” Paço das Artes, São Paulo, 1999.
FARIAS, Agnaldo. “Um corpo estranho na arte”.
ROELS JR., Reynaldo. “O objeto no cotidiano da arte”. Exposição O Objeto Anos 60-90 Cotidiano / Arte. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e Instituto Cultural Itaú, São Paulo, 1999.
CHIARELLI, Tadeu. “Do objeto impossível à possibilidade do objeto”. Exposição entre a Arte e o Design: Acervo do MAM. Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2000.
BRETT, Guy. “Waltercio Caldas”. Exposição Arte Contemporânea / Mostra do Redescobrimento – Brasil 500 Anos. Fundação Bienal de São Paulo – 2000