Descrição
A artista Mariana Silva da Silva (Porto Alegre, 1978) apresenta seus trabalhos no Museu Victor Meirelles entre 23 de junho e 15 de agosto de 2004.
O projeto de exposição Litoral reúne trabalhos realizados em fotografias de diversos formatos, que investigam o conceito de litoral como zona fronteiriça que pode ser, brevemente, atravessada, ou ao menos ter seus limites expandidos, através de contatos da pele. O que atravessa, o que passa, o que acontece quando dois elementos (ou mais) entram em contato?
A artista fotografa diversas partes do corpo, em especial as mãos, pesquisando relações entre os sentidos do tocar e do olhar.
Litoral inicia-se como projeto para o Museu Victor Meirelles, situado em Florianópolis, em março de 2003, com o trabalho marca d’água, produzido nesta mesma cidade. Quatro fotografias que evidenciam o contato do corpo com a cidade de Florianópolis, cidade tangenciada pelo mar. Tendo como meio uma sequência fotográfica, marca d’água apresenta o desenrolar desta ação, expondo o procedimento de captura de um gesto mínimo e passageiro evidenciado em outros trabalhos da exposição.
Mariana Silva da Silva é artista plástica graduada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em que atualmente cursa o Mestrado em Poéticas Visuais.
Participou de diversas exposições, entre elas a individual Pontos de Contato, no Instituto Goethe de Porto Alegre (RS), as coletivas Territórios da fotografia, na Usina do Gasômetro em Porto Alegre (RS) e Entre dois pontos na Pinacoteca da FEEVALE em Novo Hamburgo (RS).