Descrição
Na contramão do que é transitório, virtual, ‘plugado’, no nosso mundo globalizado, em que a arte muitas vezes é levada pelo entretenimento ou pelo apelo ao espetáculo, os desenhos de Herbert Rolim, em exposição no Museu Victor Meirelles, de 23 de abril a 22 de junho, exigem do visitante um olhar mais atento, incitando-o a uma aproximação da obra e a um ritmo de fruição menos acelerado do que aquele pelo qual somos tomados no dia a dia.
A exposição traz uma série de pequenos textos/desenhos, entre o visual e o literário, delineados a nanquim e com fios de cabelos, que se sobressaem, como se estivessem suspensos, no espaço vazio do frágil suporte de papel arroz, nas dimensões de 94x64cm, expostos sem molduras, propositalmente, abrindo, assim, o campo para as possíveis leituras além do enquadramento da obra.
O grafismo dos desenhos/poemas de Herbert Rolim aborda de forma lírica e, ao mesmo tempo, visceral o tema do corpo humano. O artista não está interessado em tratar a representação do corpo com o glamour ou a sedução apelativa destes tempos de reality show em que vivemos, mas de pensa-lo como matéria de arte e memória, a partir de suas mitologias individuais, propondo ao observador/leitor um jogo iniciatório, em que este possa se ver revelado nas inflexões do artista, nos fragmentos e resíduos do seu “eu”: a infância, as perdas, as lembranças, os gestos, as dores, os amores, os vícios, as banalidades, os medos... – estados que desafia a fragilidade e a obstinação de viver do homem.
Natural de Parnaíba, cidade litorânea do Piauí, Rolim logo cedo mudou-se com a família para o Ceará, onde graduou-se em Letras efetivou-se como professor de História da arte do Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará; atualmente é mestrando em Literatura pela Universidade Federal do Ceará. Participou de várias exposições individuais e coletivas, destacando-se, entre elas, o Panorama da Arte Brasileira – São Paulo-SP (1997), Salão Nacional MAM Bahia – Salvador-BA, Rumos Visuais – mapeamento nacional – São Paulo-SP (1999), Projeto Faxinal das Artes – Faxinal do Céu – PR (2002).