Descrição
Os trabalhos que Lela nos apresenta nesta exposição são uma sequência de imagens produzidas a partir do registro de vídeos na televisão.
Essa seria a definição mais direta em relação ao processo de trabalho da artista, que tem a fotografia como linguagem e não como categoria. As fotografias em seu conjunto revelam ao olhar não a representação em si da realidade, mas algumas sugestões e interpretações dessa possibilidade real. A imagem ampliada favorece ao espectador o entendimento daquilo que em primeira impressão é abstrato. Em suas imagens, Lela Martorano procura estabelecer na revelação da fotografia, algum percurso entre um desvendamento da paisagem e a alteração e manipulação dessa imagem. Essa manipulação e o processamento refere-se muito a memória ou lembrança daquilo que a mente projeta no campo das ideias. Meio sombria, às vezes, as fotografias parecem emitir cor-luz de suas superfícies tal com o a reprodução da tela da tv e texturizadas pela reprodução do filme, dão a impressão apagada que o olhar é o que revela a possibilidade da produção das imagens.
No conjunto das “Cidades Inventadas”, a cidade de alguma forma nos revela uma invisibilidade onde, um banco de praça ou uma estrada em perspectiva, nos remetem a associações imprevisíveis no processo de entendimento ou absorção das imagens.
O texto tenta minimizar a ausência de todos os trabalhos como sendo o primeiro a causar o efeito que as imagens por si só realizam. Sendo assim, o texto-convite desta exposição sugere, além do correto recebimento deste, a plena insinuação de sua presença.